{"id":5670,"date":"2021-07-02T10:31:42","date_gmt":"2021-07-02T13:31:42","guid":{"rendered":"https:\/\/archscape.com.br\/2024\/?p=5670"},"modified":"2021-07-02T10:31:42","modified_gmt":"2021-07-02T13:31:42","slug":"visao-integradora-de-paulo-mendes-rocha","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/archscape.com.br\/2024\/visao-integradora-de-paulo-mendes-rocha\/","title":{"rendered":"A vis\u00e3o integradora de espa\u00e7os do Paulo Mendes Rocha"},"content":{"rendered":"
Arquiteto, urbanista e professor. Paulo Mendes da Rocha, que nos deixou no dia 23 de maio, fez uma carreira exemplar, tanto acad\u00eamica quanto em projetos espalhados pelo Brasil. Sua obra fala por si, eloquente, ampla, acolhedora, iluminada.<\/p>\n
Representante da Escola Paulista e ganhador do Pr\u00eamio Pritzker, o chamado \u201cNobel da arquitetura\u201d, \u00e9 o autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o plano de reforma da Pinacoteca do Estado de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n
Neste texto, vamos contar um pouco da sua trajet\u00f3ria, sua vis\u00e3o integradora e suas maiores obras. Confira!<\/p>\n
Paulo Mendes da Rocha nasceu em 25 de outubro de 1928, em Vit\u00f3ria e formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1954.<\/p>\n
A escolha da profiss\u00e3o pode ter sido por influ\u00eancia do seu pai, que era engenheiro e professor de Naval e Recursos H\u00eddricos na POLI, em S\u00e3o Paulo. Isso o inspirou e deu uma vis\u00e3o mais abrangente sobre o papel da arquitetura e a sua rela\u00e7\u00e3o com a geografia.<\/p>\n
Em 1958, quatro anos depois de formado, Mendes da Rocha foi autor do projeto vencedor do Gin\u00e1sio do Clube Atl\u00e9tico Paulistano, que, logo mais tarde, lhe conferiu um pr\u00eamio na VI Bienal Internacional de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n
Sua carreira acad\u00eamica na FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, come\u00e7ou em 1960. Neste per\u00edodo, al\u00e9m de diversas escolas da rede p\u00fablica, Paulo Mendes da Rocha projetou, em 1962, a sede social do Jockey Club de Goi\u00e2nia.<\/p>\n
Em parceria com Vilanova Artigas e F\u00e1bio Penteado, o arquiteto projetou um conjunto habitacional para 50 mil pessoas, em Guarulhos, conhecido com \u201cZezinho Guimar\u00e3es Prado\u201d.<\/p>\n
Mesmo com sua carreira brilhante, Paulo Mendes da Rocha foi afastado da Universidade de S\u00e3o Paulo durante o per\u00edodo da Ditadura Militar, no ano de 1960, e teve a sua licen\u00e7a profissional ca\u00e7ada. Ainda assim, o arquiteto venceu, no ano seguinte, o concurso para o projeto do Pavilh\u00e3o do Brasil na Expo 70, em Osaka, no Jap\u00e3o.<\/p>\n
Em 1976, Mendes da Rocha tamb\u00e9m projetou o Centro Cultural de Conven\u00e7\u00f5es de Campos do Jord\u00e3o, cidade serrana tur\u00edstica do Estado de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n
Com a anistia, em 1980, o professor Paulo Mendes da Rocha pode retornar \u00e0 FAU, onde permaneceu lecionando at\u00e9 1999.<\/p>\n
Durante a sua vida, Mendes da Rocha projetou obras memor\u00e1veis, sempre caracterizadas pelo uso da t\u00e9cnica para transformar a topografia e as estruturas j\u00e1 existentes em prol de uma obra que vai integrar seu uso ao entorno, gra\u00e7as \u00e0 engenhosidade humana.<\/p>\n
Pinacoteca de S\u00e3o Paulo<\/p><\/div>\n
Al\u00e9m dos incans\u00e1veis elogios ao seu tra\u00e7ado, Paulo Mendes da Rocha tamb\u00e9m \u00e9 respeitado por suas reflex\u00f5es sobre centros urbanos, transporte p\u00fablico e educa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Em 2006 o arquiteto recebeu a condecora\u00e7\u00e3o m\u00e1xima entre os profissionais do mundo, o Pr\u00eamio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Al\u00e9m de Paulo Mendes, o \u00fanico arquiteto brasileiro a receber o pr\u00eamio foi Oscar Niemeyer, condecorado em 1988.<\/p>\n
Quando Jane Duncan, presidente do Royal Institute Of British Architects (Riba), anunciou Paulo Mendes da Rocha como vencedor da Royal Gold Medal 2017, os adjetivos utilizados para descrev\u00ea-lo foram \u201carquiteto de classe mundial e verdadeira lenda viva\u201d.<\/p>\n
O pr\u00eamio \u00e9 concedido anualmente em reconhecimento ao conjunto da obra de um profissional ou grupo de pessoas, considerando sua influ\u00eancia no avan\u00e7o da arquitetura. A premia\u00e7\u00e3o tem aprova\u00e7\u00e3o pessoal da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II.<\/p>\n
Esta foi a terceira honraria de grande relev\u00e2ncia que o brasileiro recebeu apenas em 2016. Antes, no mesmo ano, o arquiteto j\u00e1 havia sido condecorado com o Le\u00e3o de Ouro na Bienal de Veneza (It\u00e1lia) e contemplado com o Pr\u00eamio Imperial de Artes 2016, do Jap\u00e3o.<\/p>\n
Com o pr\u00eamio Riba Gold, o arquiteto passou a integrar um seleto grupo de arquitetos que inclui al\u00e9m de Oscar Niemeyer, Zaha Hadid, Frank Gehry, Norman Foster, Kenzo Tange, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright, entre outros nomes de express\u00e3o internacional.<\/p>\n
Paulo Mendes da Rocha \u00e9 um dos expoentes da chamada \u201cEscola Paulista\u201d, que \u00e9 o termo utilizado para definir uma parte da produ\u00e7\u00e3o de arquitetura moderna no Brasil.<\/p>\n
Esse movimento tinha suas ra\u00edzes em S\u00e3o Paulo, e era formado por um grupo de profissionais que tinham como l\u00edder o arquiteto Jo\u00e3o Batista Vilanova Artigas.<\/p>\n
Podemos dizer, de maneira simplista, que a Escola Paulista \u00e9 uma releitura, aplicada a realidade e contexto brasileiro, do Brutalismo Europeu \u2013 uma vertente do modernismo que colocava vigas, pilares e outros elementos estruturais em exposi\u00e7\u00e3o, tendo o concreto armado aparente como principal protagonista.<\/p>\n
O reconhecimento internacional de Mendes da Rocha, sua produ\u00e7\u00e3o diversa e singular, al\u00e9m do valor simb\u00f3lico que suas obras t\u00eam entre os que vivenciam a cidade, s\u00e3o os fatores que determinam a import\u00e2ncia do arquiteto para o Brasil e explicam sua posi\u00e7\u00e3o nas discuss\u00f5es e eventos em que participou sobre arquitetura e urbanismo.<\/p>\n
Apesar deste reconhecimento internacional, s\u00e3o poucos os projetos que desenvolveu fora do Brasil. Um deles, entregue em 2015 e realizado em co-autoria com o portugu\u00eas Ricardo Bak Gordon, foi o Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal).<\/p>\n
O uso de materiais em seu estado bruto, o impacto social da arquitetura e sua rela\u00e7\u00e3o com o meio ambiente s\u00e3o fatores fundamentais na sua abordagem, bem como a busca pela verdade estrutural das edifica\u00e7\u00f5es, buscando evidenciar os seus elementos estruturais.<\/p>\n
Por isso, muitas vezes Paulo Mendes da Rocha era descrito como um arquiteto brutalista. H\u00e1 outros cr\u00edticos que definem o trabalho de Mendes da Rocha como \u201cessencialista\u201d, por conta da sua insist\u00eancia na abstra\u00e7\u00e3o e redu\u00e7\u00e3o da arquitetura em dire\u00e7\u00e3o a um espa\u00e7o mais po\u00e9tico e refinado.<\/p>\n
O fato \u00e9 que a maior parte da obra do arquiteto est\u00e1 no Brasil e desperta admira\u00e7\u00e3o mundial. S\u00e3o projetos que qualificam nossas cidades, transformando o \u201cbrutalismo\u201d do concreto em solu\u00e7\u00f5es espaciais requintadas e fraternas, fruto de um apuro tecnol\u00f3gico impec\u00e1vel e de seu olhar social sempre presente.<\/p>\n
A seguir, vamos apresentar algumas das mais importantes obras da carreira de Paulo Mendes da Rocha. Confira!<\/p>\n
A reforma do edif\u00edcio do Sesc 24 de Maio tamb\u00e9m faz parte do legado de Mendes da Rocha. Localizado no cora\u00e7\u00e3o da cidade de S\u00e3o Paulo, conta com cerca de 28 mil metros quadrados. Um dos destaques na constru\u00e7\u00e3o \u00e9 a piscina, com \u00e1rea aproximada de 625m\u00b2, no topo do edif\u00edcio principal, com vista panor\u00e2mica para a cidade.<\/p>\n
Para o arquiteto um dos pontos mais importantes do projeto foi trazer o lazer e o elemento \u00e1gua de volta ao centro da cidade.<\/p>\n
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Apesar de ter sido projetada no s\u00e9culo XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o pr\u00e9dio passou por uma ampla reforma nos anos 90 feita por Mendes da Rocha. A pinacoteca, da forma como conhecemos hoje, tem uma influ\u00eancia grandiosa do estilo do arquiteto.<\/p>\n
Uma das manobras adotadas para o projeto foi a rota\u00e7\u00e3o do eixo principal de visita\u00e7\u00e3o por meio de um cruzamento sutil das pontes com os espa\u00e7os vazios \u2013 como os p\u00e1tios internos \u2013 o que contribui para uma rela\u00e7\u00e3o mais profunda da edifica\u00e7\u00e3o com a cidade.<\/p>\n
Essa reforma garantiu ao arquiteto o Pr\u00eamio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana, em 2000.<\/p>\n
Com projeto assinado por Paulo Mendes da Rocha, em parceria com os escrit\u00f3rios MMBB Arquitetos e Bak Gordon Arquitectos, o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, foi idealizado como equipamento cultural e lugar p\u00fablico: sem porta, ele se relaciona para todos os lados.<\/p>\n
Definido pelos pr\u00f3prios administradores como uma infraestrutura urbana que oferece espa\u00e7o p\u00fablico \u00e0 cidade, o museu \u00e9 o mais visitado de Portugal. Constitui-se por um pavilh\u00e3o principal e um anexo, com uma liga\u00e7\u00e3o elevada que permite circular entre os dois edif\u00edcios, criando uma esp\u00e9cie de p\u00f3rtico com acesso a uma pra\u00e7a interna.<\/p>\n
O projeto da Pra\u00e7a do Patriarca est\u00e1 localizado pr\u00f3ximo ao Viaduto do Ch\u00e1, em S\u00e3o Paulo, e d\u00e1 a sensa\u00e7\u00e3o de uma interven\u00e7\u00e3o urbana. O estilo futurista da constru\u00e7\u00e3o contrasta com os pr\u00e9dios antigos do centro de S\u00e3o Paulo. A passagem de pessoas se d\u00e1 de forma fluida e livre.<\/p>\n
Tamb\u00e9m em S\u00e3o Paulo, a casa Gerassi est\u00e1 localizada na regi\u00e3o do Alto de Pinheiros. Foi constru\u00edda a partir de 1989 com elementos de concreto pr\u00e9-moldado. Na \u00e9poca, o uso de concreto era considerado inovador, j\u00e1 que poucos arquitetos utilizavam aquele material.<\/p>\n
Com isso, ele passou a ser uma tend\u00eancia daquela \u00e9poca, sendo o principal material de muitos outros nomes.<\/p>\n
A obra possui um v\u00e3o livre no t\u00e9rreo, que compreende mais de quinze metros de comprimento. Isso mant\u00e9m a casa inteira suspensa, o que chamou bastante aten\u00e7\u00e3o quando foi finalizada.<\/p>\n
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O projeto foi assinado em parceria com Eduardo Colonelli, que constru\u00edram a capela para o Brennand, no Recife. Ela foi feita a partir de ru\u00ednas de um casar\u00e3o datado do s\u00e9culo 19, tendo como desafios o clima quente e \u00famido, visto que o local abrigava uma fazenda de cer\u00e2mica que estava h\u00e1 muitos anos em posse da fam\u00edlia.<\/p>\n
O local vinha sendo recuperado por Francisco Brennand desde 1971. A obra promoveu uma interven\u00e7\u00e3o m\u00ednima ao restabelecimento de um abrigo, que era o que as ruinas propunham. Rocha e Colonelli finalizaram a capela em 2004.<\/p>\n
Mais uma obra feita em S\u00e3o Paulo e dessa vez em seu cora\u00e7\u00e3o. Junto a esta\u00e7\u00e3o da Luz, o Museu da L\u00edngua Portuguesa foi finalizado em 2000 e \u00e9 um dos principais pontos tur\u00edsticos da cidade.<\/p>\n
A obra foi baseada na tipologia da esta\u00e7\u00e3o, visto que muito daquele espa\u00e7o era parte dela no in\u00edcio de seu funcionamento. Por dentro, o Museu preserva boa parte do ponto hist\u00f3rico, dando ainda mais vivacidade para esse marco t\u00e3o importante da cidade de S\u00e3o Paulo, mas na parte interna possui instala\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas e espa\u00e7os interativos.<\/p>\n
O Museu est\u00e1 fechado atualmente, depois que um inc\u00eandio limitou parte do telhado hist\u00f3rico da esta\u00e7\u00e3o e tamb\u00e9m atingiu alguns acervos que eram parte do espa\u00e7o. Mesmo assim, ainda \u00e9 um ponto muito aclamado pelo p\u00fablico e que est\u00e1 passando por uma reforma para ser novamente aberto.<\/p>\n
Projetado em 1962, o maior destaque do edif\u00edcio \u00e9 a paisagem urbana. Como tend\u00eancia, ele \u00e9 feito inteiramente em concreto. O ponto mais marcante \u00e9 a fachada, que traz uma representa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel do trabalho de Paulo, fazendo uma prote\u00e7\u00e3o solar ao restante do pr\u00e9dio. Ele foi feito com o uso de brises cursos e floreiras.<\/p>\n
O MuBE foi projetado em 1995, localizado no bairro Jardim Europa, tamb\u00e9m em S\u00e3o Paulo. Novamente a tend\u00eancia do concreto, j\u00e1 que este possui uma impressionante viga do material protendido com mais de 60 cent\u00edmetros de comprimento. Isso causou a ilus\u00e3o que a constru\u00e7\u00e3o flutua sobre um jardim de esculturas que o cercam.<\/p>\n
Esse projeto fica localizado na regi\u00e3o do Butant\u00e3, em S\u00e3o Paulo, constru\u00eddo para a resid\u00eancia do pr\u00f3prio Paulo. Ele come\u00e7ou a ser constru\u00eddo em 1964 e apresentava um estudo de espa\u00e7o bastante racional, envolvendo poucos pilares, onde as vigas mestras sustentavam toda a constru\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
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Paulo Mendes da Rocha foi respons\u00e1vel por estabelecer novos padr\u00f5es, o que ajudou a inspirar outros profissionais, tanto de sua \u00e9poca como para as novas gera\u00e7\u00f5es, devido ao seu reconhecimento profissional.<\/p>\n
Esses padr\u00f5es foram marcantes tanto por aqui como tamb\u00e9m no mundo, mas principalmente na Am\u00e9rica Latina, e \u00e9 por isso que a sua obra deve permanecer em destaque!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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