{"id":6160,"date":"2021-12-06T10:03:45","date_gmt":"2021-12-06T13:03:45","guid":{"rendered":"https:\/\/archscape.com.br\/2024\/?p=6160"},"modified":"2022-01-25T20:00:03","modified_gmt":"2022-01-25T23:00:03","slug":"arquitetura-sustentavel-e-mobilidade-urbana","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/archscape.com.br\/2024\/arquitetura-sustentavel-e-mobilidade-urbana\/","title":{"rendered":"Qual a rela\u00e7\u00e3o entre arquitetura sustent\u00e1vel e mobilidade urbana?"},"content":{"rendered":"
Engana-se muito quem pensa que arquitetura sustent\u00e1vel se baseia apenas em pr\u00e9dios bonitos, com terra\u00e7os verdes e ilumina\u00e7\u00e3o natural. Constru\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis v\u00e3o al\u00e9m do paisagismo e preocupa\u00e7\u00e3o com o consumo de energia e \u00e1gua. Esse tipo de tema \u00e9 multidisciplinar, abrange v\u00e1rias \u00e1reas e tem papel fundamental de auxiliar na sa\u00fade e qualidade de vida de seus usu\u00e1rios.<\/p>\n
Com a quest\u00e3o sustent\u00e1vel ganhando cada vez mais for\u00e7a pelo mundo, muito se discute sobre o que pode ser feito para preservar o meio ambiente. Somam-se tamb\u00e9m o desenvolvimento das rela\u00e7\u00f5es sociais e interpessoais dos moradores, al\u00e9m de outro aspecto primordial da vida nas cidades: a mobilidade urbana.<\/p>\n
Neste artigo vamos falar um pouco sobre a rela\u00e7\u00e3o da arquitetura sustent\u00e1vel e a mobilidade urbana, entendendo como ambas se complementam. Acompanhe!<\/p>\n
Voc\u00ea pode ter uma ideia geral, mas \u00e9 importante definir o conceito acerca desse tema. A arquitetura sustent\u00e1vel est\u00e1 relacionada a projetos que buscam otimizar recursos naturais e diminuir os impactos ambientais que as obras geram.<\/p>\n
Os\u00a0princ\u00edpios da arquitetura sustent\u00e1vel se confundem com os princ\u00edpios da boa arquitetura: analisar os entornos, as condi\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas e atender as necessidades do usu\u00e1rio, respeitando o meio ambiente.<\/p>\n
Uma das prioridades \u00e9 a utiliza\u00e7\u00e3o de recursos de origem natural, al\u00e9m de serem adquiridos de fornecedores que trabalhem de forma consciente. Os produtores locais tamb\u00e9m s\u00e3o valorizados, para evitar que o transporte vindo de longe cause mais emiss\u00e3o de CO2<\/sub>.<\/p>\n Neste \u00e2mbito, tamb\u00e9m h\u00e1 uma grande preocupa\u00e7\u00e3o com o melhor uso da \u00e1gua, sensores em torneiras, aquecedores ou placas solares. Logo, sempre traz formas de reaproveitar o que j\u00e1 est\u00e1 dispon\u00edvel.<\/p>\n O Green Building Council (GBC) aponta o Brasil como o quarto pa\u00eds com mais constru\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Estamos apenas atr\u00e1s de pa\u00edses como os Estados Unidos, a China e os Emirados \u00c1rabes. O fato \u00e9 que esse modelo de arquitetura n\u00e3o poupa apenas o meio ambiente. Ele vem trazendo mais qualidade de vida para os moradores e seus vizinhos, mostrando tamb\u00e9m um proveito social.<\/p>\n Dessa forma, a relev\u00e2ncia da arquitetura sustent\u00e1vel come\u00e7a na preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente e avan\u00e7a para o bem-estar da comunidade. Pensar em arquitetura sustent\u00e1vel \u00e9 uma forma de incentivar um equil\u00edbrio social, favorecendo todos \u00e0 volta da constru\u00e7\u00e3o. Com isso, quando se usa apenas os recursos necess\u00e1rios, outras pessoas podem aproveitar tamb\u00e9m com o passar dos anos.<\/p>\n Podemos destacar os princ\u00edpios da arquitetura sustent\u00e1vel como:<\/p>\n Como vemos, a implanta\u00e7\u00e3o da arquitetura sustent\u00e1vel requer um amplo trabalho de pesquisa e planejamento, que acabam por orientar as decis\u00f5es e promover sempre as melhores solu\u00e7\u00f5es, tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas envolvidas.<\/p>\n Para nossa sa\u00fade contudo, as vantagens de morar em uma edifica\u00e7\u00e3o sustent\u00e1vel acabam quando se gasta\u00a0horas tensas do dia no tr\u00e2nsito pesado\u00a0dentro de um autom\u00f3vel e poluindo o meio ambiente.<\/p>\n Voc\u00ea sabia que a Mobilidade Urbana \u00e9 definida como a condi\u00e7\u00e3o que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de promover rela\u00e7\u00f5es sociais e econ\u00f4micas? \u00d4nibus, metr\u00f4, outros transportes coletivos e carros fazem parte das solu\u00e7\u00f5es de mobilidade.<\/p>\n Ao p\u00e9 da letra, mobilidade significa \u201cfacilidade para se mover\u201d. Na teoria, traz a ideia de tornar esse movimento fluido e pr\u00e1tico, mas o que pudemos perceber \u00e9 que as cidades est\u00e3o perdendo a capacidade de permitir que as pessoas se movam com qualidade.<\/p>\n \u00c9 por isso que o tema mobilidade urbana passou a ser repensado. Muitos profissionais e pesquisadores do tema buscam trazer de volta o seu sentido prim\u00e1rio e original, para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma sustent\u00e1vel.<\/p>\n Provavelmente voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar em plano de mobilidade urbana: trata-se de um conjunto de diretrizes pensadas para melhorar o deslocamento sustent\u00e1vel das pessoas em uma cidade, sempre observando os resultados positivos na qualidade de vida das pessoas.<\/p>\n As propostas buscam garantir acessibilidade, seguran\u00e7a, efici\u00eancia, qualidade de vida e dinamismo econ\u00f4mico, al\u00e9m de inclus\u00e3o social e preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Este \u00faltimo aspecto \u00e9 muito importante para diminuir os impactos sobre o meio ambiente em m\u00e9dio e longo prazo para as cidades.<\/p>\n O crescimento populacional e a alta concentra\u00e7\u00e3o de pessoas nas cidades imp\u00f5em grandes desafios \u00e0 mobilidade urbana. Atualmente, metade dos sete bilh\u00f5es de habitantes do planeta j\u00e1 vivem em metr\u00f3poles e a proje\u00e7\u00e3o da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU) \u00e9 que esse \u00edndice chegue a 70% em 2050.<\/p>\n Garantir que todas as pessoas consigam fazer seus deslocamentos di\u00e1rios de forma r\u00e1pida, eficiente e sustent\u00e1vel ainda \u00e9 um ideal longe de ser alcan\u00e7ado em muitos lugares do mundo.<\/p>\n A mobilidade urbana sustent\u00e1vel busca mudan\u00e7as e solu\u00e7\u00f5es ao transporte tradicional, envolvendo ve\u00edculos particulares, transportes coletivos e tamb\u00e9m ve\u00edculos n\u00e3o motorizados, como a bicicleta. Tudo isso, \u00e9 claro, sem esquecer do pedestre. Afinal, nossos p\u00e9s tamb\u00e9m s\u00e3o meio de transporte para curtas dist\u00e2ncias.<\/p>\n A necessidade de desenvolver e transformar a mobilidade urbana n\u00e3o \u00e9 novidade. Por\u00e9m, com o passar do tempo e o aumento da concentra\u00e7\u00e3o de pessoas nos grandes centros, outro problema passou a fazer parte dessa discuss\u00e3o: a sustentabilidade<\/strong>.<\/p>\n A mobilidade urbana est\u00e1 diretamente ligada ao tipo de transporte usado para o deslocamento de pessoas. Somado a isso, est\u00e1 tamb\u00e9m a preocupa\u00e7\u00e3o em facilitar trajetos, considerando amenizar impactos ambientais causados por combust\u00edveis f\u00f3sseis que degradam o ambiente, por exemplo.<\/p>\n Algumas das solu\u00e7\u00f5es apresentadas incluem a implementa\u00e7\u00e3o de sistemas de deslocamento sobre trilhos, como metr\u00f4s, bondes e \u00f4nibus \u201climpos\u201d, que alternam entre motor el\u00e9trico e a diese, e os VLTs (ve\u00edculos leves sobre trilhos).<\/p>\n Essa estrutura\u00e7\u00e3o abrange v\u00e1rios setores, como por exemplo, o ambiental, o de infraestrutura e o legal. Por isso, um esfor\u00e7o conjunto deve integrar as pol\u00edticas de mobilidade, desenvolvimento, saneamento b\u00e1sico, planejamento e gest\u00e3o urbana. O seu funcionamento tamb\u00e9m envolve:<\/p>\n Apesar de associado frequentemente apenas \u00e0s quest\u00f5es ambientais, o conceito de mobilidade urbana sustent\u00e1vel engloba um trip\u00e9 de a\u00e7\u00f5es, que incluem tamb\u00e9m aspectos sociais e econ\u00f4micos.<\/p>\n Na Am\u00e9rica Latina, a maior fonte de emiss\u00e3o de gases de efeito estufa s\u00e3o os meios de transporte. Por isso, n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel dissociar os problemas de mobilidade das mudan\u00e7as clim\u00e1ticas.<\/p>\n Segundo os especialistas, os novos modais n\u00e3o s\u00e3o a solu\u00e7\u00e3o para os problemas de mobilidade. Eles s\u00e3o parte da solu\u00e7\u00e3o, \u00e9 o caso da bicicleta, mas tamb\u00e9m de novos sistemas como o BRT (Transporte r\u00e1pido por \u00f4nibus) \u2013 projeto desenvolvido em Curitiba que ganhou o mundo \u2013 ou o VLT (Ve\u00edculo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro. O projeto carioca seguiu a tend\u00eancia mundial de humanizar os grandes centros, tornando-os mais amig\u00e1veis para os pedestres.<\/p>\n A era dos autom\u00f3veis parece que est\u00e1 chegando o fim, as novas gera\u00e7\u00f5es j\u00e1 n\u00e3o t\u00eam o mesmo sonho de ter um primeiro autom\u00f3vel. Eles se viram muito bem com o Uber, taxi, caronas, de v\u00e1rias formas. Lentamente, a cultura est\u00e1 mudando e \u00e9 necess\u00e1rio aproveitar essa mudan\u00e7a para tra\u00e7ar um projeto de futuro.<\/p>\n Nos \u00faltimos anos surgiu um conceito chamado \u201ccidade de 15 minutos\u201d, que se tornou a pol\u00edtica oficial da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Trata-se da ideia de promover uma forte descentraliza\u00e7\u00e3o das atividades urbanas, de forma que cada \u00e1reas da cidade, acess\u00edvel a 15 minutos de caminhada, seja autossuficiente para a vida cotidiana.<\/p>\n Ou seja, nesse entorno imediato, o cidad\u00e3o conseguiria trabalhar, se alimentar, ter lazer, escola para os filhos, etc, tudo que evite o deslocamento motorizado e o uso desnecess\u00e1rio do autom\u00f3vel.<\/p>\n Neste novo paradigma, cai por terra o conceito estabelecido de zoneamento que temos hoje na maioria das cidades, onde cada por\u00e7\u00e3o do territ\u00f3rio deve ter apenas um \u00fanico uso (residencial, comercial, servi\u00e7os). Para se tornar real o conceito da cidade de 15 minutos, \u00e9 necess\u00e1ria uma abordagem\u00a0diferente na arquitetura, considerando maior densidade populacional e maior variedade de usos em uma \u00fanica edifica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n A cidade de S\u00e3o Paulo, por exemplo, promulgou em 2014 seu novo plano diretor que previu uma possibilidade de constru\u00e7\u00e3o de mais andares, limitando tanto o tamanho dos apartamentos, quanto a quantidade de vagas de carros, com bonifica\u00e7\u00e3o para mescla de usos residenciais com n\u00e3o residenciais e com\u00e9rcio no t\u00e9rreo.<\/p>\n Tais condi\u00e7\u00f5es, contudo, foram permitidas apenas onde h\u00e1 corredor de \u00f4nibus e metr\u00f4, procurando assim cruzar o maior adensamento populacional com a oferta de transporte p\u00fablico. Os resultados desse modelo ainda est\u00e3o sendo constatados, por\u00e9m, j\u00e1 surgiram algumas cr\u00edticas para esse modelo:<\/p>\n Ainda n\u00e3o podermos constatar plenamente o impacto dessas diretrizes na vida cotidiana da cidade S\u00e3o Paulo, j\u00e1 que os primeiros empreendimentos ainda est\u00e3o sendo entregues. O que podemos, entretanto, j\u00e1 constatar \u00e9 maior qualidade dos novos edif\u00edcios frutos desse conceito\u00a0de cidade acess\u00edvel e multi\u00faso.<\/p>\n A diversidade de usos num mesmo edif\u00edcio exige do arquiteto maior aten\u00e7\u00e3o na elabora\u00e7\u00e3o dos projetos para resolver esses volumes de constru\u00e7\u00e3o distintos e para abrigar, por exemplo, uma loja de p\u00e9 direito duplo no t\u00e9rreo, salas comerciais nos primeiros pavimentos e apartamentos residenciais acima.<\/p>\n Um exemplo simples, mas impactante \u00e9 a concep\u00e7\u00e3o das janelas: sendo elas, em geral, maiores em usos n\u00e3o residenciais, os apartamentos residenciais acabam por usufruir de janelas igualmente generosas para que o edif\u00edcio na totalidade tenha sua arquitetura devidamente resolvida.<\/p>\n Outras cidades t\u00eam se inspirado no modelo e com objetivos mais ambiciosos. Em Seul, na Cor\u00e9ia do Sul, por exemplo, um grupo de arquitetos est\u00e1 projetando um bairro \u201ccidade 10 minutos\u201d. O empreendimento est\u00e1 prestes a transformar uma antiga \u00e1rea industrial em uma nova cidade inteligente e conectada.<\/p>\n O espa\u00e7o vai combinar um conjunto de edif\u00edcios residenciais, espa\u00e7os para cowrkings e estudos, al\u00e9m de locais de treinamento, centros de fitness, piscinas e at\u00e9 mesmo fazendas urbanas hidrop\u00f4nicas.<\/p>\n J\u00e1 imaginou viver em uma cidade onde tudo fica a 10 ou 15 minutos de dist\u00e2ncia andando? Deixe sua opini\u00e3o nos coment\u00e1rios!<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Engana-se muito quem pensa que arquitetura sustent\u00e1vel se baseia apenas em pr\u00e9dios bonitos, com terra\u00e7os verdes e ilumina\u00e7\u00e3o natural. Constru\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis v\u00e3o al\u00e9m do paisagismo e preocupa\u00e7\u00e3o com o consumo de energia e \u00e1gua. 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Facilidade para se mover<\/strong><\/h2>\n
O que \u00e9 mobilidade urbana sustent\u00e1vel?<\/strong><\/h2>\n
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Os\u00a0desafios da mobilidade urbana sustent\u00e1vel<\/strong><\/h2>\n
A rela\u00e7\u00e3o da arquitetura sustent\u00e1vel com a\u00a0mobilidade urbana<\/strong><\/h2>\n
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