Construir uma casa de campo

Ter o seu refúgio fora das grandes cidades para relaxar nos momentos de descanso, se integrar com a natureza ou, até mesmo, escolher morar de fato no campo, é o seu sonho e você já se sente preparado para dar este passo. Mas, antes de iniciar esta empreitada, é muito importante você estar familiarizado com tudo o que envolve construir uma casa fora dos centros urbanos.

Precisa ter em mente fatores físicos (como dimensões, plano, aclives, declives, tipo de solo, argila mole, rocha, etc.) ambientais (esgoto, aterros com dejetos, vegetação, árvores, áreas de preservação) e estéticos (beleza do terreno em si e vizinhança), assim como as normas locais (plano diretor, ruas, calçadas, recuos, afastamentos, medidas mínimas, etc.) vigentes em cada cidade.

Todas essas questões podem ter efeitos profundos na hora de ao construir uma casa de campo dos seus sonhos. Pensando nisso, elaboramos um material. Confira tudo!

O que é preciso considerar ao construir uma casa de campo?


#1. Escolha do terreno

Quando planejamos a casa dos sonhos, temos praticamente todo o esboço dela na nossa cabeça, como serão os ambientes, a fachada, a área de lazer. Ficamos animados para começar a construir!

Porém, falta o terreno para materializar o sonho e começamos a busca pelo lugar perfeito. Uma casa confortável, no interior, em um condomínio fechado e calmo em meio a natureza, pode ser a solução ideal.

Muitas pessoas olham para o campo como uma saída para a fuga da rotina nos momentos de descanso. Mas também há um movimento muito forte daqueles que estão trocando efetivamente a cidade pelo campo e escolhem o interior para viver.

Ainda mais em tempos onde o home-office conquistou o seu espaço no dia a dia das empresas. 

Sendo assim, a primeira dica é ficar atento ao tamanho do terreno para ter certeza de que vai conseguir construir a casa ideal para você e a sua família.

Além disso, vale consultar a Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade, que determina o recuo obrigatório na lateral da propriedade. Lembre-se também de consultar as exigências do condomínio de interior onde o terreno fica localizado.

Entre as “missões burocráticas” para fechar um bom negócio, você precisa estar atento aos seguintes pontos:

  • Exigir e avaliar a certidão de matrícula do terreno atualizada para saber se a situação está em ordem. Conferir se o documento está no nome do vendedor. Não estando, procurar entender a razão. Se for comprar uma casa pronta, ver se a construção está averbada na matrícula.
  • Verificar se existem ações contra o atual proprietário, em caso de pessoa física.
  • Pedir a Certidão Negativa de Débitos (CDN), em caso de compra com pessoa jurídica.
  • Visualizar, no carnê de IPTU, informações como área do terreno, valor venal, etc.
  • Analisar a Certidão Negativa de Débitos Municipais, responsável por mostrar se há dívidas com a cidade referentes ao terreno.
  • Verificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
  • Se o terreno de seu interesse está em área rural, você precisa saber se está comprando um Lote, Quota de Condomínio ou Gleba, pois cada tipo de propriedade tem seus prós e contras que devem ser avaliados antes da compra. 

#2. Localização e Vizinhança

Outra dica fundamental é estar atento à localização do seu terreno. Fica em uma cidade de fácil acesso ou você terá que viajar por horas para chegar? O bairro é bem estruturado? Tem vias asfaltadas ou você terá que fazer um verdadeiro rali a cada visita?

É essencial que você pense primeiramente no seu perfil e da sua família nesta hora. O plano é de se manter afastado da cidade ou desejam algo mais próximo, para curtir o campo sem grandes aventuras?

Lembre-se de que, dependendo da sua escolha, supermercados, farmácias, hospitais e até mesmo postos de gasolina podem ficar à quilômetros de distância de você.

Reflita sobre essas e outras questões como, por exemplo, seus futuros vizinhos. Que tal conhece-los antes de comprar o terreno? Às vezes, a vizinhança é barulhenta demais para quem quer sossego, por exemplo. Procure escolher um lugar que te deixe feliz e despreocupado.

A estrutura é outro ponto primordial na escolha do terreno. Você quer estar em um condomínio ou prefere uma chácara isolada? Se a sua opção for condomínio rural, fique atento à estrutura do local, segurança e o que faz questão que tenha para garantir que o seu sonho não se torne um pesadelo. Tem boa iluminação? Tem disponibilidade de água e internet?

Além disso, observe também a posição do terreno no condomínio. Gosta de sossego? Evite lotes perto de áreas de lazer ou da portaria, onde provavelmente haverá movimentação de veículos.

3. É um bom investimento?

Nem todas as compras carregam o bônus de proporcionar mais qualidade de vida para você e sua família, além de servir como investimento, certo? Uma casa de campo pode oferecer isso e mais.

Ter uma casa no campo requer flexibilidade para viajar, uma vez que o local estará sempre à sua disposição. Esse é o maior benefício que a compra de um imóvel longe dos centros urbanos vai te proporcionar. Você pode ficar no aconchego da sua própria casa nas férias, no verão e em feriados prolongados.

Mesmo que você não tenha tanta disponibilidade para viajar no momento, adquirir um segundo imóvel fora da cidade é uma maneira de diversificar seus investimentos, seja para vender no futuro, para desfrutar ou deixar de herança para seus filhos.

Principalmente em cenários como o que vivemos de juros baixos e pouco rendimento oferecido pelos bancos, você vai investir o seu dinheiro em garantias que são sempre vistas com bons olhos pelo mercado e assegurando uma certa tranquilidade para a sua vida financeira.

4. Procure ajuda especializada

Quando colocamos na ponta do papel, construir uma casa de campo é uma tarefa que requer tempo e atenção. Por isso, investir em uma consultoria especializada vai livrar você de dores de cabeça desnecessárias.

A ARCHSCAPE é um escritório de arquitetura multidisciplinar que projeta espaços construídos em sintonia total com a natureza, desde a elaboração e crítica do projeto, passando pelas soluções conceituais e construtivas até a colaboração e apoio durante a execução da obra.

Conte com a ARCHSCAPE na hora de realizar o seu sonho, acesse o site e fale conosco!