O que faz o sucesso de um destino turístico? As atrações naturais ou urbanas? Os museus e monumentos? O que traz sensação de desconforto em pousadas, por exemplo? O que as pessoas buscam ao escolher um destino é acima de tudo a EXPERIÊNCIA. E isso se inicia exatamente na estadia que a pessoa escolheu.

Uma pousada ou hotel resort que queira se posicionar como referência precisa sobretudo se preocupar acima de tudo em proporcionar momentos inesquecíveis para seus hóspedes e aí é que a arquitetura, o paisagismo e o projeto de interiores entram para resolver a questão.

Quem nunca fez planos de férias, escolheu um destino e ficou decepcionado com a estadia? Pode ter sido a cama desconfortável, a comida mal preparada, que são itens mais fáceis de se lembrar mas, na maioria das vezes, são os mais difíceis de se descrever e que tem tudo a ver com nosso assunto.

Aqui listaremos dicas para se atentar na hora de empreender e montar uma pousada. O turismo não é um território muito amistoso para aventuras empreendedoras, mas com um pouco de planejamento e bons profissionais de arquitetura e paisagismo, é possível evitar tropeços previsíveis.

Claro que há muito mais ítens a ficar atentos, mas gabaritando nossa lista, as chances de sucesso em evitar a sensação de desconforto em pousadas aumenta muito. Detalhe: a lista serve para outros ramos hoteleiros e até mesmo residências.

Os itens mais comuns que trazem desconforto em pousadas e afins:

1- Arquitetura mal projetada

A má resolução da planta, o descuido com a orientação das aberturas e o detalhamento construtivo insuficiente são itens básicos mas fáceis de errar quando não se tem ajuda de um arquiteto. Muitas vezes, a adição de uma pequena varanda, para colocação de poltronas ou uma rede, já traz uma sensação muito boa de conforto.

2- Layout mal pensado dos aposentos

A TV posicionada – ou muito alta ou descentralizada, móveis desproporcionais causando falta de espaço nos lados da cama e para abertura de malas, são itens facilmente de ser corrigidos por um arquiteto experiente.

3- Materiais inadequados na construção e acabamento

Pisos escorregadios, cerâmicas de baixo desempenho, caixilharia sem esquadria, ferragens, louças e metais de má qualidade, são itens não óbvios para leigos mas que trazer grande sensação ruim na experiência.

4- Projetar a iluminação faz uma enorme diferença

Um dos itens mais fáceis de resolver e que menos é pensado é o projeto de iluminação. Quartos muito escuros ou muito claros, cor de luz errada, efeitos de ofuscamento, são itens que trazem imenso desconforto. Por outro lado, quando pensados adequadamente conferem um efeito realmente transformador no ambiente, por um custo relativamente baixo.

5- A decoração descuidada

Não querer investir em uma arquitetura de interiores causa prejuízos financeiros e de imagem, resumindo: desconforto em pousadas. A falta de cortinas, má escolha de quadros, descuido com objetos decorativos são alguns exemplos. Trabalhar com artesanato local, sob uma cuidadosa curadoria de um profissional, é um dos itens traz a desejável boa experiência numa estadia.

6- Ausência de critério na escolha das plantas ornamentais

É um item facilmente corrigido por um profissional,  compreende as questões de insolação, demanda de água e composição dos itens. Utilizar plantas da região, pensando criteriosamente na escolha dos vasos ajuda e muito. É importante ressaltar que quando se tem assessoria profissional desde a compra do terreno, se pode tirar partido da topografia, do percurso, das vistas, resolvendo desde o início muitos potenciais problemas.

Se a pousada fica em uma cidade histórica, adquirir um imóvel da época já é uma escolha que aumenta a taxa de acerto. Daí em diante, somente um profissional da área é que pode orientar sobre como intervir na estrutura do imóvel, como mobiliá-lo, como pensar os jardins, nos quartos, nas áreas comuns, iluminação apropriada, procurando transmitir a experiência genuína de passar alguns dias em um destino turístico.

Gustavo Garrido, Arquiteto, professor e head da Archscape