Conheça os maiores projetos de paisagismo do mundo
Conceber os espaços externos, para garantir qualidade de vida, contato com a natureza e bem-estar é o objetivo da Arquitetura Paisagística. Trata-se de uma profissão que exige domínio conjunto de várias áreas de conhecimento envolvendo terraplanagem, engenharia de estrutura, sistemas acessibilidade, iluminação, arquitetura e obviamente, botânica.
De acordo com a OMS, é recomendado que um centro urbano tenha no mínimo uma área verde de 12m2 por habitante.
Mas isso ainda está longe do ideal.
Além do visual bonito, as áreas verdes têm diversos benefícios como reduzir efeitos da poluição e de ruídos, e também influenciam na redução da temperatura e pureza do ar que respiramos.
Levando em consideração essas vantagens, grandes projetos de paisagismos fazem parte de diversas cidades do mundo.
Confira conosco a lista de projetos de paisagismo:
1. Instituto Inhotim (Brasil)
Considerado como uma das maiores expressões de paisagismo do país, fica localizado entre os biomas da Mata Atlântica e o Cerrado, em Brumadinho-MG. É um museu de arte contemporânea e jardim botânico, conhecido também por ser um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Para o sonho do empresário Bernardo Paz-idealizador inicial do espaço-, se tornar realidade, foi necessária a colaboração de diversos profissionais, Incluindo Roberto Burle Marx, Pedro Nehring e Luís Carlos Orsini.
2. Jardins de Versailles (França)
Criado para atender os gostos do rei Luís XIV, foi projetado para aproveitar melhor a luz do sol. O paisagista e jardineiro responsável foi André Le Nôtre, e o local recebe milhões de turistas todo ano. O jardim ocupa aproximadamente oitocentos hectares de terra e foi considerado parte do patrimônio mundial pela Unesco em 1979.
Para que as fontes jorrassem água em um lugar que não a possuía, os engenheiros conceberam uma espetacular rede hidráulica. Encontrar águas para Versailles demandava ir tão longe que até mesmo novas lunetas de observação foram aperfeiçoadas por astrônomos e os cálculos tiveram que considerar a refração atmosférica e a circunferência terrestre, isso em pleno século XIV é um feito sem precedente em matéria de evolução arquitetônica.
3. Kew Gardens (Inglaterra)
Localizado no bairro de Richmond upon Thames em Londres, esse jardim conta com mais de 30 mil tipos diferentes de plantas. É considerado como um dos Patrimônios Mundiais da Unesco e é ideal para quem se interessa por flora mundial.
São também conhecidos como Jordins botânicos reais e não chegaram neste nível magnífico da noite pro dia, sendo aperfeiçoados ao longo de quase dois séculos. É considerado patrimônio mundial pela Unesco desde 2003.
O acervo de plantas é dos maiores do mundo.São mais de 27 mil espécies dentre elas, 14 mil árvores. O Jardim Botânico tem também uma coleção de orquídeas que já celebrou 200 anos, em jardins e estufas que reproduzem vários habitats do mundo.
4. Keukenhof (Holanda)
É considerado o maior do mundo quando se fala em folhes. São aproximadamente sete milhões de bulbos plantados no espaço, que garante um visual florido e lindo na primavera. O espaço fica aberto para visitação em algumas épocas do ano, e é o maior parque de tulipas do mundo. Keukenhof abre todos os anos apenas por oito semanas, durante a primavera.
5. Giverny (França)
Conhecida por suas belezas naturais, essa cidade rendeu inspirações ao pintor Claude Monet e quem a visita pode conhecer a casa onde o pintor morou por 43 anos, onde atualmente funciona a Fundação Claude Monet. Os jardins da residência do pintor são o maior destaque da cidade, e é possível encontrar um lago, flores e um espelho d ‘água chamado de Jardin d´Eau.
6. Madri Rio (Espanha)
A cidade de Madrid construiu 43 quilômetros de túneis que demandaram a reprogramação de 6 kilômetros de saídas e avenidas ao longo do rio Manzanares. O plano diretor para as margens do rio recuperadas e a nova área urbana de Madrid RIO foi projetado e criado por Burgos & Garrido, Porras La Casta, Rubio & A-Sala e West 8.
É um projeto suntuoso e premiado que levou de 2007 até 2011 para a conclusão de todas as etapas que compreende 3 movimentos distintos: Avenida de Portugal, Huerta de la Partida e puentes cascara.
7. Alhambra Granada (Espanha)
Os jardins andaluzes são os mais antigos da Europa, Alhambra, Generalife e o Alcazar de Cordoba.
Alhambra é um dos símbolos da presença árabe na região, a união perfeita da arquitetura, vegetação e paisagem permeados por muita água, são as características formais dos jardins andaluzes, os canais de irrigação se transformando em ornamentais, lúdicos, relaxantes, frescos e naturalmente refrigerados. São jardins exóticos e sugestivos, carregados de histórias de conquistas. Salas e pátios ao ar livre refinados que dão a sensação de que o tempo não passou.. A arte impressa nas construções se funde aos jardins, dando um prazer extraordinário a quem os visita.
Quando se trata de projetos de paisagismo históricos, Alhambra certamente figura entre os principais.