Blog
Cidades mais verdes do Brasil

Responsável por planejar, repaginar e restaurar espaços abertos e de circulação, o paisagismo vem mudando a forma como a população enxerga as cidades no país. Ainda mais num contexto de Mudanças Climáticas (confira nosso artigo sobre o tema), trazer o verde para as cidades é hoje mais necessário de que nunca.

Como exemplo disso, trouxemos algumas regiões já modificadas pela prática.

Com isso, vamos acompanhar as 10 cidades mais verdes do Brasil e como o paisagismo contribui para isso.

1. Goiânia

Atualmente, a capital do Estado de Goiás possui 89,5% de área verde, segundo o IBGE. Com isso, é quase 95 metros quadrados de árvores por habitante na cidade, número impressionante para uma cidade grande.

Grande parte desse número se dá pelo aproveitamento dos espaços livres e públicos da cidade, focados em trazer a natureza para mais perto da população. Na prática, o paisagismo conseguiu transformar vários espaços em verdadeiros jardins ao ar livre.

Com isso, o interesse da população aumenta, já que a aparência chama muita atenção, além de preservar espaços naturais. Graças a prática de paisagismo, Goiânia é hoje a primeira no ranking de cidades mais verdes do Brasil.

2. Campinas

O segundo lugar pode ser chocante para muitas pessoas, mas Campinas, em São Paulo, é a segunda cidade mais verde do país, com cerca de 88,4% de região arborizada. No entanto, tudo isso só foi possível graças a política de investimento em paisagismo dos últimos anos.

A Mata Atlântica localizada na região foi quase que completamente devastada, fazendo com que, em 1994, a cidade implementasse políticas de recuperação. Ao longo dos anos, o investimento em paisagismo foi crescendo e restaurando os pontos mais importantes da cidade, que ainda conta com um grande um estoque de espaços livres existentes que podem num futuro próximo serem qualificados e incrementar mais a posição da cidade neste ranking.

3. Belo Horizonte

Conhecida como uma das cidades mais bonitas do país, Belo Horizonte conta com 83% de área verde, muito bem espalhada pela cidade. Um dos grandes pontos positivos é o fato de se manter com uma política de naturalismo e paisagismo, mesmo sendo uma grande capital. Conta com um sistema de espaços livres composto por parques de caráter metropolitano, tais como o Parque das Mangabeiras e a Lagoa da Pampulha, para citar os mais notáveis.

4. Porto Alegre

Figurando na mesma posição que Belo Horizonte por muito tempo, Porto Alegre traz 82,9% de área verde, índice bem próximo da capital mineira dentre as cidades mais verdes do Brasil. Além disso, a cidade é conhecida por suas belas regiões ao ar livre. Conta com parques tradicionais como o Farroupilha, Chico Mendes, Moinhos de Vento, dentre outros.

Para quem deseja conhecer mais do paisagismo, é sempre uma das opções mais comentadas e apresentadas ao público.

5. Curitiba

Atualmente, muitas pessoas acreditam que Curitiba seria o primeiro lugar na lista de cidades mais verdes do Brasil, mas, no momento, ocupa a quinta colocação com 76,4%. Mas, o que leva a cidade a ser tão conhecida por áreas verdes e ao ar livre?

A resposta é bastante simples, trata-se do investimento que a cidade faz todos os anos no paisagismo urbano e da forte marca que anos planejamento urbano de longo prazo trouxe para a cidade, aliando a qualidade dos espaços públicos à Mobilidade Urbana. Desde espaços tradicionais, como o Passeio Público, até parques mais recentes, como o Parque das Pedreiras, onde se localiza a famosa Ópera de Arame, a cidade está repleta de verde para todos os gostos e idades, que compõe um estruturado sistema de espaços livres. São verdadeiros projetos e planejamentos de áreas verdes por toda a região, evidenciando as belezas e trazendo os moradores para cada vez mais perto.

6. São Paulo

São Paulo, apesar de muito se questionar, também possui uma grande porção de área verde e fugura com louvor dentre as cidades verdes, com seus 75,4% de áreas completamente livres de construções. O grande motivo para a capital paulista estar na lista é o investimento público em paisagismo na região. A cidade multiplicou recentemente seu número de parques, apresentando hoje 113 dessas estruturas de lazer e contemplação, dentre os quais 106 são administrados pela municipalidade, compreendendo inclusive a implantação de Parques Lineares ao longo de cursos d’água.

Muito além desses espaços, a legislação urbana da cidade incentiva cada vez mais a arborização das ruas e novos empreendimentos, o que certamente levará a cidade a avançar no ranking.

7. Fortaleza

Sendo uma das capitais mais conhecidas e visitadas do país, Fortaleza traz 75,2% da sua extensão como área verde. Hoje em dia, é possível perceber que a cidade cresceu muito nos setores de urbanização, o que fez com que sua proporção de área verde diminuísse.

Boa parte disso ocorre por uma ausência de planejamento no paisagismo, fazendo com que as áreas ao ar livre não possam receber muitos habitantes, consequentemente, perdendo a funcionalidade na região.

8. Guarulhos

Mais uma cidade do Estado de São Paulo, Guarulhos possui 72,4% de região arborizada, e é uma das melhores cidades paulistas para se viver. Muito desse título vem de sua região aberta, e dos projetos de preservação de áreas abertas.

9. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui 72,2% de região verde hoje em dia, uma grande diminuição se comparado aos últimos anos. Boa parte dessa permanência no Rio se dá pela cultura natural de paisagismo, de preservação e recriação de áreas livres, como os aterros ao mar.

Essa reconstrução permite que a cidade até hoje seja vista como a cidade mais bonita do Brasil e, quem sabe, do mundo. Afinal, não é atoa o seu apelido de cidade maravilhosa.

10. Recife

Também representando o nordeste dentre as cidades verdes ao lado de Fortaleza, Recife traz 60,8% de área verde e é uma das cidades nordestinas mais conhecidas por sua vegetação aberta. Por lá, um trabalho de anos vem sendo realizado para preservar regiões públicas da cidade.
Mais uma vez, o paisagismo está na frente para tentar resgatar áreas perdidas da cidade em questão.

Se quiser saber mais sobre o paisagismo e como ele modifica regiões por todo país, basta entrar em contato conosco!

Gustavo Garrido é arquiteto paisagista e head da Archscape

© Copyright - Archscape
WhatsApp Archscape
Enviar WhatsApp