A pandemia colocou em cheque muitas das vantagens da vida urbana, como oportunidades de entretenimento ao vivo e intenso convívio social. Isso nos forçou a encontrar alternativas e estimulou muitas inovações tecnológicas em todas essas áreas. As pessoas viram que é possível hoje trabalhar de qualquer canto, que podemos ficar próximos de amigos muito distantes, nos beneficiar do delivery, das compras pela internet, do acesso ilimitado a entretenimento digital. Se isso é pior ou melhor, como tudo na vida tudo tem vantagens e desvantagens, o fato é: se antes ter uma casa no campo era considerado um capricho para poucos, hoje se mostra uma alternativa de estilo de vida viável e saudável.
E nada impede de ainda desfrutar dos benefícios da cidade grande, mas nos momentos que são melhores para você.
O fato é que na cidade grande, durante a semana, não desfrutamos das suas vantagens, praticamente somente enfrentamos o pior: trânsito, custo alto de alimentação, sem falar em enchentes e prejuízos causados pela falta de planejamento. Se você se identifica com algumas situações assim, sabe que precisa de uma alternativa.
Por isso, este post traz 14 provas de que ter uma casa no campo é uma solução muito interessante para a qualidade de vida geral, resolvendo muito mais do que se imagina!
1. Ter uma casa no campo traz mais tranquilidade
Uma casa no campo é sinônimo de maior tranquilidade, seja pela menor densidade de pessoas, de carros e pelo maior contato com a natureza. Ela também proporciona contato mais intenso com pessoas queridas, podendo hospedá-las em curto período.
Além disso, a quietude do espaço ao entorno favorece que a mente e corpo fiquem mais relaxados, especialmente em dias de trabalho durante a semana.
2. Gera mais saúde
O entorno de uma casa no campo e a disposição do imóvel, com vista para áreas verdes, piscina, deck, entre outros atributos, promovem a saúde como um todo. Especialmente para a mental, que deve ser tão cuidada quanto a física.
Também, o contato com a natureza, o distanciamento da poluição do ar, sonora e visual, melhoram significativamente a saúde.
3. Promove mais qualidade de vida
Qualidade de vida está intimamente ligada ao local de moradia ou mesmo de um espaço dedicado ao descanso. Nesse sentido, ela ganha muito com uma casa no campo, pois o local e o estilo de vida agregado a ele, a beneficiam.
Ficar mais tempo com a família e ter momentos de diálogos, dedicar-se a cozinhar para amigos e familiares, estudar, passear ao ar livre. Estes são apenas alguns dos principais destaques que uma casa em áreas verdes traz imediatamente.
4. Coloca um novo estilo de vida e desafios
Mudar-se para uma casa de campo ou passar temporadas, finais de semana e feriados nesse espaço, é uma válvula de escape para a rotina. Portanto, tudo o que esse tipo de imóvel agrega, causa mudanças positivas no dia a dia.
Algumas das mudanças no estilo de vida e desafios que uma casa de campo traz incluem se programar para ficar com a família, se deslocar ao local e sair dos mesmos roteiros e tarefas diárias.
Também, plantar frutas e legumes para consumo próprio e ter momentos de total desconexão com os hábitos diários, ajuda a revigorar a cabeça e promove novas ideias a partir desses novos desafios.
Há uma tendência nos Estados Unidos, que já está se disseminando ao restante do mundo, chamada Community Farm ou Agrihood.
O conceito trabalha com o propósito de garantir uma cultura de cultivar e consumir em pequenas áreas coletivas que atendem aos diversos moradores da região.
Para que uma fazenda comunitária funcione da melhor forma, uma pessoa mais experiente fica encarregada de cuidar da área com frequência. Além disso, os próprios moradores também podem colaborar para os cuidados locais, gerando uma iniciativa coletiva que beneficia a todos da mesma área.
Maior variedade de alimentos, frescor dos produtos, garantia de procedência e o contato familiar com os moradores são benefícios que esse modelo de cultivo reforça. E o que ele impulsiona também é um convívio em comunidade mais colaborativo.
5. Abre mais tempo para se dedicar a hobbies e a família
Seja jogar futebol, cozinhar, plantar, ouvir música, tocar um instrumento, escrever, costurar ou praticar outras atividades, essas ações pedem um espaço para serem desenvolvidas.
Hobbies funcionam como uma terapia para quem os realiza. Nessa direção, manter uma casa no campo é um meio de dar vazão a esse lado sensorial, artístico e técnico que reside dentro de cada pessoa.
Os ganhos em saúde mental são enormes, garantindo uma vida muito mais saudável e próxima do que se gosta verdadeiramente de fazer.
6. Aumenta o contato com a natureza
Estar em contato com vegetação, rios, animais e o cenário da natureza é altamente relaxante.
E além do entorno verde, ter um terreno generoso necessita de projeto de paisagismo muito bem pensado, de forma a integrar a flora com sua propriedade, trazendo a natureza para dentro do seu espaço e da sua casa, o que hoje chamamos de arquitetura biofílica.
7. Garante um patrimônio para desfrutar também na aposentadoria
Num cenário econômico de juros baixos, um investimento em um imóvel de campo se mostra uma grande alternativa que alia a valorização constante no tempo, com custo relativamente baixo a um imóvel semelhante na cidade, além da possibilidade de obtenção de renda por meio de plataformas digitais de compartilhamento de imóveis.
.Uma casa no campo é, portanto, um patrimônio que é aproveitado tanto por você quanto por seus filhos e proporciona os mesmos benefícios a várias gerações, sendo um investimento para longo prazo.
Também, um imóvel de campo tende a ser mais desfrutado durante a aposentadoria,, uma vez que há mais tempo livre disponível. Se consolidando como um espaço de alta qualidade de vida para quando se precisa desacelerar mais para aproveitar outra fase da vida.
8. Revigora a mente e o corpo
Às vezes é preciso se distanciar de locais e até mesmo pessoas. Ou seja, ficar a sós e refletir sobre a própria vida e os próximos passos a serem dados em direção a objetivos pessoais e profissionais. Para esses períodos, a casa no campo é o refúgio perfeito.
Esse momento sozinho ou apenas com as pessoas mais íntimas serve como um fortalecimento e respiro para voltar ao cotidiano de tarefas e desafios, com mais vigor. Mente e corpo sentem a diferença de um período de descanso, para retomar a vida com mais equilíbrio.
9. Oferece espaço para criar as crianças com mais segurança
Se você tem filhos ou planeja ter, uma casa no campo funciona como um dos melhores lugares para criá-los com segurança e maior dedicação. Por conta de que muitas vezes, a rotina em cidades distancia pessoas da própria moradia.
O que a casa de campo faz, então, é assumir um papel de fortaleza para a família ficar mais unida e aproveitar junta momentos únicos com os pequenos, colaborando para construir laços mais fortes entre todos e proporcionando momentos mais lúdicos às crianças.
São descobertas sensoriais em meio à natureza, como brincar em árvores, na terra, andar descalço na grama, observar os animais e plantas, e brincar com o que o entorno natural oferece, como construir casinhas e brinquedos. Isso faz do campo um playground seguro, educativo e cheio de surpresas para os pequenos.
10. Inspira novas ideias e conceitos
Especialmente para quem atua em áreas que exigem novas ideias constantemente para inovar na área de trabalho, a casa no campo é um centro de boas inspirações.
Ter esse reduto com área verde, água natural de cachoeiras ou represas e lagos, contribui para voltar-se a si mesmo e buscar novas ideias e reflexões. Especialmente nesses momentos e locais, surgem soluções que estavam difíceis de encontrar.
A disponibilidade de espaço também proporciona que você dê vazão a hobbies, crie um ateliê, ou uma oficina para dar asas a novas descobertas pessoais.
Um exemplo de espaço aproveitado para ser um centro de inspiração, unindo moradia e lazer, é o Sítio Santo Antônio da Bica, local em que Roberto Burle Marx morou. Ele mesmo projetou e construiu o lugar que, com o tempo, foi expandindo.
Lá existe uma casa histórica que ele reformou, além de ter construído um jardim imenso com elementos de demolição dos casarões antigos do Rio de Janeiro. Burle Marx também prestigiou as composições vegetais na área, reunindo uma das maiores e mais importantes coleções de plantas semi tropicais e tropicais do país, que são de tirar o fôlego.
Sítio Burle Marx, foto Gustavo Garrido 2019
11. Traz maior flexibilidade para a rotina
A mudança de localidade, tanto para quem busca morar em uma casa no campo ou apenas passar dias nela, favorece uma flexibilização na rotina muito benéfica.
Como exemplo, com a digitalização cada vez maior de serviços e o home office adotado como padrão para diversos setores, uma casa fora da cidade colabora para a atividade.
Assim, idas a cidade e viagens a trabalho serão menos desgastantes com a certeza de ficar em um local mais acolhedor e tranquilo nos outros dias.
Também, construir ou comprar uma casa no campo é a opção de moradia de muitas pessoas que ao mesmo tempo não abandonam o entretenimento e serviços da capital.
A empresária Gloria Calil, por exemplo, mora no interior e construiu uma casa de final de semana em São Paulo, pois ela gosta de ir à capital para curtir restaurantes, teatros e cinemas.
12. É um investimento com uma economia estratégica
Não é uma regra para todos os casos, contudo, na maioria deles, o metro quadrado de uma casa no campo tem melhor custo-benefício em relação a um imóvel na cidade.
A baixa procura e disputa por espaço, e a maior oferta são alguns dos fatores que levam os imóveis no campo a serem investimentos estratégicos. Com essa mudança, pode-se investir em uma construção de padrão mais alto, melhorando ainda mais o imóvel.
13. Tem menor custo de vida
Com a vantagem de morar e trabalhar na casa de campo, ter menores deslocamentos de carro e ainda contar com a infraestrutura próxima, o custo de vida se torna mais baixo.
Além desses benefícios inerentes a esse tipo de moradia, a vantagem de plantar e colher as próprias frutas, legumes e temperos, também favorece o custo de vida. Em uma cidade grande, ir ao supermercado e ter todo o trabalho que essas idas geram, aumentam custos com transporte, estacionamento, valor dos produtos e maior tempo para realizá-los.
14. Oferece mais espaço pelo mesmo valor
Na cidade, a disputa por metro quadrado é maior, uma vez que a densidade demográfica é grande na maior parte dos bairros. Por esse motivo, o mercado imobiliário coloca em pauta valores mais altos para espaços que podem muitas vezes não atender às expectativas e necessidades do morador.
Já na casa no campo, áreas maiores, incluindo amplo espaço de jardim, garagem, varanda e áreas de churrasqueira têm o mesmo ou menor valor comparados aos imóveis na cidade grande.
No conjunto, a casa de campo oferece maior espaço em todos os ambientes, que podem ser desfrutados com muita liberdade, por um valor tão similar quanto casas e apartamentos na cidade. Ficando nítido que o custo-benefício é mais vantajoso em áreas verdes.
Se as suas dúvidas sobre ter ou não uma casa no campo eram das mais diversas, este post deve ter respondido várias delas. Agora que você já sabe quais vantagens terá ao mudar de vez para áreas verdes, ou mesmo passar longos períodos nela, é hora de pensar seriamente a respeito.
E na hora de pensar em um projeto arquitetônico e paisagístico para realizar o sonho de uma casa no campo, conte com a ARCHSCAPE!