A qualidade de vida tem bastante relação com o tipo de espaço que frequentamos. Isso inclui os ambientes usados para trabalho, estudo, passeio e, principalmente, o próprio lar e suas áreas externas.
Por falar nisso, a casa talvez seja o lugar mais importante nesse aspecto – ainda mais em tempos de pandemia – já que é onde passamos boa parte do dia e desfrutamos de muitos momentos de folga voltados ao lazer.
Ter uma área de lazer é um privilégio. Transformar esses locais em um espaço de relaxamento e convivência, com personalidade, tem deixado cada vez mais as pessoas interessadas em investir nessas áreas.
Mas, afinal, por que tanta gente cultiva um carinho tão especial pela área de lazer? Muitas vezes, o segredo está em uma composição bem pensada, que permita ao morador aproveitar a casa ao máximo.
Neste artigo vamos falar sobre a importância de contar com uma área externa planejada e os benefícios que ela pode trazer para o dia a dia. Além de dicas imperdíveis sobre quais móveis usar nestes espaços. Vem com a gente!
Importância e vantagens de investir nas áreas externas da casa
Hoje em dia o mercado oferece diversos empreendimentos com opções de área de lazer, seja em condomínios ou em casas. A escolha de um imóvel com essas características oferece vários benefícios para toda a família, como a melhora da qualidade de vida, segurança e mais economia nos gastos com entretenimento.
A rotina pode ser muito estressante, tanto para os adultos com suas responsabilidades profissionais e pessoais, quanto para as crianças e adolescentes que se dedicam nas atividades escolares e tarefas extras. Dessa forma, morar em um local que ofereça uma área de lazer completa e aconchegante auxilia no relaxamento e bem-estar de todos.
Mais valorizada do que nunca, a área externa é hoje sinônimo de vida saudável, liberdade segura ao ar livre e opção de lazer e entretenimento sem quebrar o isolamento social. Ou seja, o que antes era uma tendência, hoje é necessidade.
No artigo “Como um projeto da área de lazer e paisagismo podem fazer a diferença na casa”, nós mostramos como uma área de lazer, aliada ao paisagismo, reflete diretamente na beleza e funcionalidade do seu projeto, somando na qualidade de vida e conforto.
Deixar varandas, pergolados, áreas exernas de lazer, área gourmet e ambientes de fora em geral mais belos e aconchegantes é, de fato, um investimento na saúde física e mental da família. Para isto, a escolha do mobiliário adequado é fundamental.
Você pode fazer isso com a ajuda de um arquiteto paisagista, como os profissionais da ARCHSCAPE. Porém, se resolver fazer sozinho, será necessário um pouco de paciência e algumas horas de trabalho para deixar a sua área externa com um visual incrível – mas nada é impossível.
O que levar em conta ao escolher o mobiliário para áreas externas?
Para que a sua área externa seja aquilo que você realmente sonhou, é muito importante pensar na utilização do espaço. Portanto, a primeira coisa a ser feita é observar a área. Pense em situações agradáveis que você gostaria de desfrutar neste espaço: um vinho com os amigos, uma noite de lareira e jogos, assistir um filme ao ar livre ou apenas contemplar uma noite estrelada.
Um dos prontos mais importantes na hora de escolher os móveis para áreas externas é o material de fabricação, afinal, é preciso que o móvel seja resistente e consiga suportar a ação do tempo, pois ficará exposto a todo tipo de intempéries.
Confira quais são os materiais mais indicados!
Alumínio:
É bonito, eficiente e uma boa opção por ser leve, fácil de limpar e não perder a cor com o tempo. Espreguiçadeiras, mesas e cadeiras resistem bem ao vento, sol e chuva. Uma dica é optar pela cor natural, pois a pintura deste material, ao longo do tempo, pode descascar.
Madeira:
Esses móveis podem durar muitos anos quando bem cuidados, mas requerem cuidados tanto na escolha do tipo de madeira, quanto no tratamento e manutenção ao longo dos anos. O ideal é verificar com a loja se a madeira já vem tratada, pois não é um procedimento fácil de fazer.
Ferro:
São duráveis, resistentes e não dedicam tanto tempo de cuidados. Mas, assim como a madeira, é necessário tratamento adequado para que esses móveis resistam ao calor, chuva, vento sem que deteriorem.
Antes de comprar, observe o acabamento e revestimento do móvel. Para não ter erro na hora da limpeza, evite produtos abrasivos.
Tecidos:
Sempre que se tratar de áreas externas, principalmente se não há cobertura, opte pelos tecidos impermeáveis ou impermeabilizados. Esqueça tecidos como seda e veludo, opte por couro náutico e vinil, por exemplo. Quando os móveis não estiverem em uso, vale usar uma capa para protegê-los.
Corda náutica:
Por ter uma resistência muito maior que outros materiais aos efeitos do tempo – como chuva, vento, sol ou maresia -, a corda náutica pode ser usada para fazer tapetes, bancos, balanços e até biombos.
Com uma estética moderna, tem um design extremamente flexível e mutável, podendo ser moldado em diversos móveis.
Dica extra:
Se há espaços protegidos do sol e do tempo, você pode usar as fibras naturais, como linho e algodão, pois são leves e versáteis.
Itens indispensáveis para áreas externas funcionais e bonitas
Como já dissemos anteriormente, pensar na funcionalidade da área externa é fundamental na hora da escolha dos móveis. Tenha em mente que espaços harmônicos e bonitos precisam ter um mobiliário proporcional ao seu tamanho, que permita uma melhor usabilidade e circulação de pessoas.
Como móveis muito grandes passam a sensação de que o espaço é menor, o ideal é optar por elementos que sejam ao mesmo tempo leves, sofisticados e robustos.
Confira algumas opções de móveis para área externa:
Bancos: podem ser poltronas, bancos retos, espreguiçadeiras e sofás. Apenas lembre-se de optar pelos materiais resistentes às ações climáticas e também ao tempo.
Fogareiro: trata-se de uma bacia metálica para colocar lenha e acender o fogo. Ideal para tomar um vinho ao ar livre nos dias mais frios.
Vasos: além de suporte para as plantas, dão um charme ao local e podem ser encontrados em vários formatos, tamanhos e materiais.
Poltronas com estrutura metálica e fibras de PVC: elas são tendência neste ano. Além disso, você também pode incluir balanços (somente assento ou com encosto) e as tradicionais redes, que devem continuar em alta por um bom tempo.
Outro ponto importante a ser considerado nas áreas externas é a iluminação. Com uma infinidade de opções, ela deve ser pensada de acordo com o design e a função. Uma boa iluminação é capaz de transmitir diversas sensações, seja para um ambiente bem iluminado ou mais intimista, de acordo com a sua necessidade.
Ficou interessado? A equipe da ARCHSCAPE pode lhe ajudar com projetos personalizados e criativos. Acesse nosso site e fale conosco!