A internet ajuda muito paisagismo em interiores, nunca foi tão fácil descobrir quais as melhores opções e cuidados com plantas.
Casas repletas e coloridas de verde, com plantas de vários tipos e tamanhos, exemplares colocados estrategicamente em vários lugares. Ter o verde por perto não é um privilégio apenas de quem mora em cidades pequenas ou em casas com amplos espaços.
É possível, sim, desfrutar de uma bela paisagem mesmo se você vive em um apartamento com ou sem varanda ou em uma casa com pouco ou nenhum quintal. Espaço não é um problema para quem é apaixonado por plantas.
Há muitas espécies que se adaptam bem à vida dentro de casas e apartamentos, inclusive as que precisam de sol constante. Além disso, os arquitetos paisagistas têm desenvolvido várias possibilidades criativas e técnicas que permitem ter, até mesmo, uma mini floresta dentro de casa.
Neste artigo, vamos apresentar as possibilidades de ter o paisagismo dentro de casa, trazendo o verde para o interior de forma funcional e aconchegante, além de dicas, inspirações e cuidados. Veja!
O verde dentro de casa: as possibilidades do paisagismo de interiores
Plantas dentro de casa não servem somente para deixar o ambiente mais bonito, estes organismos vivos interagem com o nosso corpo, mente e casa de forma a melhorar a nossa qualidade de vida.
Nós somos instintivamente atraídos pela natureza das plantas, mas às vezes, é preciso de uma ajudinha para entender melhor como coloca-las nos ambientes.
O plantscaping, ou paisagismo em interiores, é um tipo de estratégia que os arquitetos paisagistas usam para acrescentar o verde em suas propostas. Trata-se de uma combinação de arte, design psicologia ambiental e técnicas de cultivo para personalizar espaços internos.
É um jeito criativo de imitar o ambiente natural e transmitir as sensações mais agradáveis, mesmo em locais “estéreis” como os escritórios.
Um projeto de paisagismo em interiores bem elaborado reduz a umidade, controla o excesso de calor, melhora a qualidade do ar e a acústica dos ambientes. Além disso, a presença do verde proporciona calma, produtividade e estimula o aprendizado e a criatividade.
A técnica de plantscaping não possui uma receita exata, podendo ser distribuído pelo ambiente em pequenos e diversos nichos, ou concentrando somente em uma região.
Para ajudar a entender melhor, separamos algumas das possibilidades de plantscaping que são tendência e podem ser aplicadas na sua casa:
JARDIM DE INVERNO
Uma das possibilidades do paisagismo em interiores, é um tipo de jardim que fica dentro de casa, e teve sua origem nos países mais frios, onde as pessoas queriam cultivar o verde mesmo em meio à neve.
Como grande parte das plantas não sobrevive em baixas temperaturas, a solução foi criar um ambiente acoplado a casa, que pode ser uma varanda fechada ou algum anexo, com abertura externa ou muita entrada de luz.
Conceitualmente, o jardim de inverno é utilizado para recreação ou lazer no período mais frio do ano, geralmente outono e inverno. Porém, na prática ele é usado também para o cultivo de plantas, flores e outros itens de jardinagem.
Quando usado desta forma, geralmente tem o objetivo de integrar o jardim com o restante da casa, já que o espaço necessita de luz natural, e por isso, deve contar com janelas grandes ou claraboias.
JARDIM VERTICAL
Uma tendência do paisagismo em interiores que vem com a premissa de quebrar a sobriedade dos grandes centros urbanos, promovendo um ambiente mais agradável, aconchegante e próximo à natureza.
Também conhecido como “parede verde”, o jardim vertical é uma técnica que também traz a natureza para dentro de casa. Dessa forma, é possível ter uma decoração inovadora, em uma mistura de plantas, flores e cores.
Aliás, qualquer superfície pode receber uma estrutura para jardim vertical, incluindo os altíssimos edifícios ou pequenas paredes internas em apartamentos. Quando muito grandes, os jardins verticais recebem o nome de “parques verticais”.
URBAN JUNGLE
Outra técnica que está muito em alta é a urban jungle, que se tornou uma tendência a partir da falta que os moradores de grandes centros urbanos, especialmente na Europa e Estados Unidos, sentiam de conviver com a natureza.
A premissa básica do estilo peculiar de decoração de ambientes é resgatar a natureza para dentro do cotidiano, sem comedimento. Optar por esse caminho é permitir-se estar conectado ao verde em todo tempo, sem restrições.
O conceito do estilo é literalmente levar a floresta para dentro de casa, tenha ela o tamanho que tiver. Essa tendência faz sucesso também no Brasil porque vivemos em um país tropical, com uma das maiores variedades de vegetação do mundo, o que torna a transformação da decoração de casa com plantas mais acessível para todos.
Além do verde como protagonista, também há a tendência de criar um ambiente com materiais naturais, como madeira, palha e outros elementos que remetem ao ambiente externo.
Muito mais do que um estilo com regras definidas, é um movimento de conexão, versatilidade e com um nível elevado de adaptação. Qualquer pessoa que queira ter um contato mais próximo com as plantas pode explorar essa possibilidade.
Onde e como aplicar?
Qualquer ambiente fica muito mais aconchegante com plantas e, dependendo da espécie, pode ser muito fácil de cuidar. A chave para a sua decoração é combinar o tipo de planta com o seu estilo de vida e o espaço que você tem. Confira algumas dicas de como inserir o verde na sua decoração:
Suportes:
Nenhuma casa é pequena ou grande demais para plantas. Elas sempre cabem em algum cantinho, ainda mais com a ajuda dos suportes. Há modelos de todos os estilos, alturas e tamanhos.
Escadas:
Se a sua casa possui escada, você pode aproveitar muito bem esse espaço colocando as suas plantas. Os vasos podem ser posicionados nas laterais, ou ainda preencher as paredes com vasos suspensos. Se houver vão embaixo da escada, você ganha espaço até mesmo para um minijardim.
Banheiro:
Algumas plantas gostam de ambientes mais fechados e úmidos. É o caso das samambaias e babosas, por exemplo. Elas ajudam a melhorar a circulação do ar e, claro, deixam o lugar mais elegante.
Quarto:
Seja para embelezar, purificar o ar, perfumar ou trazer boas energias, ter plantas no quarto não só é possível como indicado. Se você ainda tem receio de cultivar espécies neste ambiente, saiba que não há problema algum. Lavanda, filodendro, espada-de-são-jorge, gardênia e hera são algumas das mais indicadas.
Cozinha:
Nem todas as plantas são indicadas para decorar a cozinha, já que algumas espécies necessitam de alta luminosidade e são sensíveis ao calor. Por isso, as características do espaço, com iluminação, temperatura e ventilação, vão ditar as plantas ideias para o seu canto.
Algumas variedades como cactos, suculentas, ervas, temperos e folhagens se adaptam muito bem ao local.
Quais são os cuidados necessários?
Ter plantas dentro de casa exige certa dedicação, mas, certamente é algo que pode ser acrescentado com facilidade à nossa rotina. A primeira coisa é se informar sobre a necessidade de luz solar de cada espécie e posiciona-la em um espaço que possa receber a luz do sol na frequência adequada.
Para saber, você deve identificar se é uma planta de sombra, meia-sombra ou sol. Esses são os três conceitos utilizados para definir a quantidade de luz que uma espécie precisa para sobreviver, elaborados com base na forma como as plantas eram encontradas em seu habitat natural. Confira:
Plantas de sombra: sobrevivem apenas com iluminação indireta, já que na natureza ficavam “escondidas” atrás e debaixo de plantas maiores. Por isso, podem apresentar queimaduras se ficarem expostas à luz solar direta.
Plantas de meia-sombra: são aquelas que se adaptam recebendo luz solar direta durante um período do sai (cerca de quatro horas). Normalmente são plantas com folhas largas, para aumentar a área de absorção de luz e costumam ser mais indicadas para apartamentos.
Plantas de sol: são aquelas que precisam de todo sol possível e só sobrevivem com longas horas de luz direta – como os cactos e as suculentas, nativos de regiões áridas.
Também é necessário separar um período na manhã para as regas. A água é fundamental para que as plantas absorvam os nutrientes do solo e realizem a fotossíntese. O melhor horário é sempre pela manhã, mas não entre em pânico se tiver algum compromisso cedo e não der tempo, a rega após as 15h também funciona nesses casos.
A dica de ouro é evitar molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar à noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor e isso faz com que as folhas demorem para secar.
Outro cuidado a ser tomado é se você possui um bichinho de estimação. Certos tipos de plantas devem ser mantidos longe de cães e gatos por serem potencialmente tóxicas e, ao serem ingeridas, podem causar problemas de saúde que vão desde náuseas até problemas mais graves.
A importância de contar com profissionais qualificados no seu projeto
A presença de um arquiteto paisagista desde o começo do seu projeto ajuda a atenuar, consideravelmente, diversas dores de cabeça lá na frente. Há muitas coisas que um profissional da área pode fazer para melhorar sua qualidade de vida, além de trazer mais estilo e beleza para casa.
O arquiteto paisagista é capaz de escolher exatamente as plantas adequadas para a sua casa, não somente com base no estilo da residência, mas também levando em consideração as características de clima, iluminação, necessidade de água, as particularidades de cada espécie vegetal.
Com a ajuda de um profissional especializado para criar um projeto de paisagismo em interiores, você terá a garantia de que toda a parte paisagística estará em perfeita sintonia com o estilo de construção e decoração da sua casa.
Você poderá perceber a diferença da harmonia de um projeto quando ele é feito por um paisagista profissional, pois tem a habilidade criativa de transformar um lugar para que as pessoas tenham mais vontade de permanecer. Seja uma pequena varanda, um cantinho da sala ou uma parede em branco, tudo pode ser aproveitado de uma maneira mais orgânica.
A equipe do escritório de arquitetura ARCHSCAPE está preparada para auxiliar no seu projeto, deixando sua casa mais aconchegante com um projeto que se adequa às suas características. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!