Richard Neutra

A Arquitetura Moderna, ou modernista, não é exatamente um estilo, no sentido estético do termo. Esteticamente a arquitetura modernista se caracteriza justamente pela inexistência de regras estilísticas, uma vez que seu surgimento foi resultado da experimentação de novas e inovadoras tecnologias de construção, particularmente no uso de vidro, aço e concreto armado.

Ela também se baseia na ideia veemente de que a forma deve seguir a função (funcionalismo), pela tendência ao minimalismo e uma rejeição ao ornamento.

O modernismo foi um movimento cultural que surgiu na mesma época, e em consonância com ideais políticos que questionavam a ordem social vigente até então. Este engajamento incumbiu ao arquiteto a responsabilidade pela correta e socialmente justa construção do ambiente habitado pelo homem.

Considerado um dos principais nomes da chamada arquitetura moderna internacional, o austríaco Richard Neutra ficou conhecido por criar projetos inovadores com aplicação de novos materiais. Sua atuação revolucionou as formas arquitetônicas e tentou conciliar industrialismo, sociedade e natureza na proposição de moradias coletivas e planos ideais para cidades inteiras.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a história de Richard Neutra, sua obra e como seus conceitos conversam perfeitamente com casa no campo. Confira!

Quem foi Richard Neutra?

Nascido em 1892, em Viena, ele se formou na Universidade Técnica de Viena, onde teve aulas com os prestigiados arquitetos Max Fabiani e Karl Meyreder. Mas Neutra sempre manteve o sonho de conhecer os Estados Unidos, pois admirava os grandes nomes da arquitetura norte-americana, como Frank Lloyd Wright e Louis Sullivan.

Então, em 1923, ele se mudou para o país e trabalhou em escritórios de Nova York e Chicago, até se encontrar em Los Angeles. Ao lado do amigo Rudolph Schindler, Neutra construiu seu primeiro grande projeto em LA: a Lovel Beach House.

Sua primeira grande encomenda na América, na qual utilizou pela primeira vez os elementos do modernismo internacional, foi um pequeno prédio de Hollywood, chamado Jardinette Apartaments (1927). Outro projeto icônico em Hollywood foi a Lovel Health House, a primeira casa com estrutura metálica nos Estados Unidos, construída com base na tecnologia dos arranha-céus.

Após a Segunda Guerra Mundial, Neutra criou seus trabalhos mais memoráveis: o Kauffmann Desert House (1947), e a Casa Tremaine (1948). Elegantes e funcionais, estas casas são consideradas os maiores exemplares do modernismo internacional.

O “Biorrealismo” de Neutra

Richard Neutra se preocupava com todas as condições climáticas e sociais de seus clientes, adaptando os conceitos do modernismo às diferentes demandas que recebia. Ele definia seu estilo como “biorrealismo” e dizia que a arquitetura de uma casa está ligada à saúde geral do sistema nervoso humano.

Ainda que o seu chamado “biorrealismo” se fundamentasse em grande parte em argumentos não comprovados, que associavam a forma arquitetônica à saúde geral, fica difícil desacreditar a extraordinária sensibilidade e a atitude supra funcional que permeia toda a sua abordagem.

Dessa forma, a principal preocupação de Neutra não era a forma abstrata enquanto tal, mas sim a modulação do sol e da luz, bem como a articulação sensível da cortina de plantas entre o edifício e o contexto geral. Todos esses aspectos foram muito bem explorados na Kaufmann Desert House, citada anteriormente.

Cuidadosamente colocadas em harmonia com a paisagem, as casas de Neutra muitas vezes têm pátios ou varandas que tornam o ar livre como parte integrante da casa. Ele acreditava que a arquitetura deve ser um meio de trazer o homem de volta à harmonia com a natureza e consigo mesmo e estava particularmente preocupado que suas casas refletissem o modo de vida do proprietário.

Ele próprio iria refletir sobre isso, vindo mais tarde a chamar esse conceito de uma “dança exultante de interconexões”.

Para Neutra, a boa arquitetura reconcilia a humanidade com a natureza. A relação do arquiteto com a psicologia experimental embasava suas ideias sobre como o edifício, a natureza e a humanidade se inter-relacionam.

Para ele a natureza não era o outro, e sim nós mesmos, e em seus projetos se utilizava disto com divisórias móveis de vidro, espelhos d’água e coberturas que “entravam” no exterior, atravessando os limites do edifício.

Os projetos de Richard Neutra

Durante os anos de 1945 e 1966, o programa Case Study Houses abordou o estudo de habitações econômicas de fácil construção, supervisionando o projeto de 36 protótipos para construir em face ao desenvolvimento residencial no pós-guerra. A iniciativa do editor John Entenza, da revista Arts & Architecture, reuniu e centralizou em Los Angeles figuras arquitetônicas renomadas para esse fim, entre eles, Richard Neutra.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, milhões de sobreviventes voltaram ao lar. O boom imobiliário, combinado com a escassez de habitação, fez crescer o mercado da construção civil em países como os Estados Unidos.

Mas, as novas residências precisavam expressar o idioma moderno, liberado de certas restrições, principalmente estéticas. Também deveriam utilizar materiais e técnicas aprimoradas durante o conflito. E o Case Study Houses provaria que as casas poderiam ser muito mais baratas e eficientes do que foram em outros tempos.

O programa experimental trouxe um novo olhar sobre o lar moderno, exercendo forte influência sobre a arquitetura internacional até hoje, mas também enalteceu a utilização de novos sistemas de construção e materiais na arquitetura residencial.

Neutra também tem ligações com o Brasil, ele esteve aqui em 1945, a serviço do Departamento de Estado dos Estados Unidos estudando as características de países de clima quente e em processo de desenvolvimento econômico.

Essa visita resultou na publicação, em 1948, do livro bilíngue Arquitetura Social em Países de Clima Quente. Nele, o arquiteto fez um estudo sobre a busca por uma arquitetura funcional que realmente atendesse as necessidades da população.

Veja um pouco mais sobre as obras de Neutra:

 

Hollyhock House – Los Angeles

Finalizada em 1921, a Holluhock foi um dos poucos projetos de Neutra com Wright e Rudolph Schindler. Inspirada nos maias, ela possui dois pontos altos projetados exclusivamente pelo nosso protagonista: um pergolado e a piscina.

Jardinette Apartments – Los Angeles

Finalizado em 1927, o Jardinette Apartments foi a primeira grande encomenda na América. O pequeno prédio em Hollywood possui os critérios do inovador Estilo Internacional e é considerado um dos primeiros edifícios modernistas da América.

Ele também foi chamado de “primeiro prédio multi-familiar” e foi designado como marco histórico-cultural para a cidade de Los Angeles.

Lovell House – Los Angeles

Finalizada em 1929, a Lovell House é um dos projetos mais icônicos de Richard Neutra. Com extensões de vidro e varandas suspensas por cabos, a construção levou ao solo norte-americano uma estética similar à que Le Corbusier e Mies Van der Rohe já difundiram na Europa.

Nela, Neutra também pôde aplicar técnicas de construções de arranha-céus vistas em Chicago e planejar um processo construtivo artesanal. Além disso, a Lovell House também foi a primeira casa de estrutura metálica construída nos Estados Unidos.

Ela também traz verdadeiros marcos das obras de Richard Neutra: painéis de vidro, balcões suspensos e a pureza na forma. O teto-jardim, as teorias da Gestalt e as ideias da Bauhaus como a percepção de claro e escuro também estão muito presentes.

Não é à toa que a Lovell House é um dos grandes exemplares do Estilo Internacional de Arquitetura Moderna.

Beard House – Los Angeles

A premiada Beard House, idealizada para um amigo californiano, foi feita em 1929, logo após a Depressão Americana. E o seu grande segredo está no uso de sistemas modernos montados artesanalmente: tudo foi feito especialmente para a casa.

Kaufmann Desert House e Casa Tremaine – Califórnia

A Kaufmann Desert House e a Casa Tremaine vieram logo depois da Segunda Guerra Mundial. Elegantes e repletas de funcionalidade, foram construídas entre 1946 e 1948 e também seguem o Estilo Internacional de Arquitetura Moderna.

Por que as casas de campo de têm tudo a ver com sua obra?

No artigo Casa de campo e a sustentabilidade: a receita para uma vida em harmonia, nós falamos sobre a arquitetura sustentável e como o conceito busca como foco principal a boa execução, alterando pouco o ambiente natural de construção.

O conceito surgiu nos anos 70 e, na contramão do que muita gente imagina, abarca aspectos como minimizar os impactos ambientais, promover o desenvolvimento social e cultural, além de ser viável economicamente. A utilização dos materiais também é algo muito importante na arquitetura sustentável e é neste ponto que as histórias se cruzam.

O trabalho de Neutra ganhou notoriedade por conter detalhes criativos que passaram a unir os espaços interiores entre si e eles com as áreas externas, estimulando o uso de espaços ao ar livre. E, convenhamos que quem busca por uma casa de campo procura por espaço e integração com a natureza, não é mesmo?!

O uso de portas deslizantes, móveis e outros elementos de separação, que eram novidade na época nos projetos de Neutra e pareciam dar um passo a frente na personalização dos ambientes, hoje são mais do que desejados. A integração de ambientes com vãos abertos e espelhos d’água, muito forte na obra de Neutra, também é uma característica muito presente em projetos de casas de campo.

A resistência do metal foi incorporada, permitindo reduzir as dimensões dos pilares e vigas, estabelecendo estruturas mínimas para delimitar o espaço. Além disso, o emprego de várias técnicas que permitem reduzir as despesas associadas ao aquecimento e a iluminação.

Podemos ver nos projetos de Neutra grandes pedaços de vidro colocados do chão ao teto, permitindo a entrada de mais luz solar, e elementos deslizantes nos compartimentos favorecem a criação das correntes de ar. Além disso, a incorporação intensa de vegetação, permitindo reduzir a temperatura e resfriar a casa.

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