O arquiteto paisagista é um profissional que unifica a natureza e a arte, pois é da sua responsabilidade planejar projetos de paisagens e organizá-los de modo que a natureza faça parte dos espaços urbanos da melhor forma possível.
Então, para aqueles que amam arquitetura e adoram paisagens, com certeza esta é uma profissional que vale a pena ser seguida e que vem ganhando cada vez mais destaque.
No entanto, apesar da sua relevância, o trabalho desse profissional ainda gera dúvidas e há quem confunda a atuação dele com a jardinagem e decoração, o que não é bem assim. Então, abaixo você vai entender um pouco mais sobre. Continue a leitura!
O que é o paisagismo?
Antes de mais nada é interessante que se entenda do que se trata o paisagismo, que consiste na ação sobre a paisagem, desde o simples procedimento de plantio até o processo de concepção de projetos complexos de arquitetura paisagística, tudo isso sempre alinhados à preservação do ambiente e buscando a valorização dos espaços públicos e privados.
De maneira direta, é possível dizer que o objetivo principal do paisagismo é um só: organizar a paisagem para que ela se torne mais bonita e sem perder a sua funcionalidade.
Portanto, o arquiteto paisagista atua para além da estética, pois ele deve considerar outras características importantes na elaboração dos seus projetos, como questões geográficas e humanas.
Além disso, é válido mencionar aqui que o paisagismo não é jardinagem, pois esta última faz referência a uma atividade que se usa de estratégias de manutenção e plantios.
Mas afinal, o que faz um arquiteto paisagista?
O profissional que atua como paisagista tem como principal responsabilidade e objetivo desenvolver projetos sustentáveis, que funcionem de maneira social e que sejam harmoniosos esteticamente.
Dessa maneira, dentre as funções que ele exerce estão:
• Avaliação do impacto ambiental nos mais diversos projetos;
• Desenvolvimento e avaliação de planos de ordenamento do território;
• Cumprimento das leis de forma integral, obtendo e coordenando assim autorizações e licenciamentos necessários;
• Realizar perícias;
• Assinar e desenvolver projetos.
Formação do arquiteto paisagista
O arquiteto é aquele que tem a formação no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo. Então, para se tornar um arquiteto paisagista é importante, primeiramente, ter essa formação na Arquitetura.
Afinal, como visto, o profissional precisará assinar projetos e isso só é possível quando se tem registro junto ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Em seguida, deve-se especializar na área de paisagismo, o que pode ser realizado através de uma pós-graduação, onde você aprenderá sobre biologia e botânica, além de diversos outros temas importantes.
Paisagismo X Jardinagem
Apesar de serem duas práticas interligadas e que trabalham com elementos vivos, existem diferenças entre o paisagismo e a jardinagem que devem ser de conhecimento de todos.
Assim, é fundamental ter consciência de que o arquiteto paisagista não é um jardineiro, pois a sua função é criar projetos de paisagens, supervisionar e conduzir a equipe que executará o projeto, o que inclui o jardineiro.
Por sua vez, o jardineiro é um dos profissionais que irá executar o projeto, responsável por manter o jardim sempre vivo e bonito. Portanto, ele fará manutenções, que envolvem adubação e plantio, bem como a rega. Ele conhece as necessidades específicas de cada planta e intervém constantemente para manter o jardim saudável e vigoroso.
O trabalho do arquiteto é sempre imprescindível nos casos onde o paisagismo exige cuidados estruturais, quando envolve gerenciamento de equipes e estudos corretos de impactos ambientais. Além há ainda a questão do conhecimento multidisciplinar e uso mais adequado dos espaços, incidência de luz , dentre outros.
Siga nossas redes e fique de olho em nossos conteúdos quinzenais!