Tendências em Paisagismo

Projetar imóveis que consideram a privacidade sem isolar os moradores. Pensar o espaço urbano residencial com acesso fácil a comércio, serviços e lazer. Integrar ao máximo o empreendimento à natureza com o paisagismo. Tudo isso já é uma realidade na arquitetura e no planejamento urbano que vem sendo praticado em várias cidades ao redor do mundo, e também no Brasil.

Condomínios com conceito, home design e eco residenciais, entre outros nomes e adjetivos, são indicativos dessa visão voltada para a sustentabilidade das relações individuais e do meio ambiente.

Alguns partem da opinião de que não existe tendência no paisagismo, mas o fato é que, quando falamos em tendência, estamos falando sobre o comportamento das pessoas, movimentos econômicos e sociais, novas descobertas e criações de influenciam um mercado.

Com um olhar tento a tudo o que estamos vivenciando, apresentamos nesse artigo algumas tendências que podem influenciar as demandas que vão surgir a partir de agora. O paisagismo vai muito além de um jardim bonito, e ele assume um papel cada vez mais relevante na construção de espaços mais inteligentes no que diz respeito à relação do homem com o planeta.

Confira agora quais são as tendências mundiais quando pensamos em paisagismo!

Interior e exterior integrados

A integração do interior com a área externa, um jardim ou uma varanda continua em alta, mas a função das áreas externas passa a se vista com outros olhos. O que antes era pensado apenas para finais de semana, agora ganha utilidade para home office, ginástica em casa ou até mesmo para atividades cotidianas como uma refeição em família.

Dessa forma, cria-se ambientes multifuncionais, que podem demandar soluções mais criativas, inclusive para encontrar espaço para valorizar o verde dentro e fora.

Busca pelo design biofílico

Novos estudos sobre o design biofílico comprovam a importância do entendimento da relação do homem com a biofilia (amor à vida) para a criação de espaços que tragam mais saúde e bem-estar.

O design biofílico vai muito além do uso de elementos naturais, portanto esta é uma tendência que os arquitetos, designers e paisagistas precisam ficar atentos.

Neste artigo você pode entender um pouco mais sobre a arquitetura biofílica!

Horta em casa

O cuidado com o corpo e a alimentação tem despertado mais interesse das pessoas pela possibilidade de cultivar alimentos em pequenos espaços. Vegetais, frutas e jardins de ervas continuarão a ter alta demanda.

Com as lições aprendidas dos jardins improvisados da quarentena, estes espaços agora tendem a ser mais bem pensados e soluções mais profissionais devem ser demandadas. Canteiros elevados e ervas em vasos continuam em alta, ganhando soluções bonitas e funcionais com o olhar de arquitetos paisagistas.

Espaços ao ar livre e sistemas de lazer

É o estilo “resort” de viver dentro das cidades, permitindo a prática de esportes ao ar livre. Piscinas, quadras poliesportivas, academias, quadras de vôlei e tênis, bicicletário, pista de skate e playgrounds trazem benefícios para a saúde do indivíduo, melhorando o convívio em casa e aumentando a interação entre vizinhos.

Ambientes dedicados à socialização

Em tempos de comunicação digital onipresente, a conexão real entre as pessoas foi reduzida. Espaços como churrasqueiras, cozinhas gourmet, salão de festas, piscinas, entre outros, convidam a uma interação mais direta e com frequência substituem as saídas caras para almoçar e jantar na rua com os amigos.

Eco Living

Uma forma de reconectar moradores é a criação de playgorunds, lounges, spas, áreas de descanso, redários e hortas coletivas – espaços que encorajam famílias e amigos a uma pausa junto à natureza.

Paisagismo em locais públicos, espaços comerciais e corporativos

Não são só as casas e apartamentos que se modificaram para acolher este novo olhar do ser humano para suas prioridades e seu estilo de vida.

Praças, parques, shoppings e escritórios também estão se reinventando para acolher as pessoas de forma mais humana. Movimentos como o varejo biofílico, por exemplo, já são realidade e os arquitetos paisagistas já tem se especializado no estudo de soluções para este tipo de ambiente.

Valorização das espécies nativas e do natural

O simples e o natural estão cada vez mais valorizados. Nesta perspectiva de menor intervenção humana e mais respeito à natureza, as plantas nativas chamam atenção dos profissionais da área e também das pessoas que buscam soluções mais sustentáveis.

Elas têm um desempenho comprovado em sua área, resistem melhor às intempéries e se adaptam com mais naturalidade aos elementos da sua região. O uso de plantas nativas é também uma opção mais sustentável, como já mostramos aqui.

Paredes verdes

À primeira vista, paredes verdes em ambientes da casa onde há maior circulação ou permanência de pessoas colabora para que os moradores tenham a sensação de estar em contato com a natureza. Isso traz mais bem estar para o dia a dia, o que é extremamente positivo para todos.

Além disso, as paredes verdes – ou jardins verticais – também trazem benefícios como a purificação e o aumento da umidade do ar, a diminuição de ruídos e a queda da temperatura do ambiente.

Urban Jungle

Conhecidas também como florestas urbanas, o conceito de Urban Jungle traz as plantas como protagonistas da decoração. E neste conceito, quanto mais plantas melhor. Além de apostar na diversidade de espécies de plantas e investir em paredes verdes, na sua floresta urbana você pode abusar de outros materiais encontrados na natureza, como madeiras e pedras, por exemplo.

Isso certamente vai reforçar o conceito do Urban Jungle que é, antes de mais nada, pensado para trazer a natureza para dentro da vida urbana, como o próprio nome diz.

Pátios interiores

Os pátios interiores são mais encontrados em projetos na Europa e América do Sul, funcionando como elementos de transição entre os ambientes interno e externo, conectando espaços diferentes da casa. Isso permite que diferentes espaços tenham vistas para o jardim, estando dentro ou fora de casa.

Um destaque para as plantas nativas

Com um olhar mais atento sobre a paisagem, os profissionais têm buscado explorar o tropical das plantas nativas, trazendo novas espécies para os projetos. O resultado é um paisagismo elegante e surpreendente, que exalta o que é belo, funcional e mais sustentável.

Confira uma lista das plantas que são tendência!

  1. Primaveras

As cores vibrantes da Primavera são características a esta espécie nativa do Brasil. É uma planta resistente e, assim, uma excelente escolha para quem busca cultivar flores em varandas fechadas. Você pode amarrá-las em um suporte de bambu para dar um charme na sua varanda, por exemplo.

  1. Bromélia

Com folhas em formato de roseta, seu visual é exótico e cheio de cores. A Bromélia também é uma planta bastante utilizada na ornamentação de jardins e canteiros, mas também pode ser cultivada em vasos para decorar ambientes internos, ou compondo jardins verticais.

  1. Filodendros

Uma planta exuberante e fácil de cuidar, o filodendro possui várias espécies e, por isso, mesmo pode aparecer em variadas formas e tamanhos. Por ser muito versátil, o filodendro pode combinar com casas de diferentes estilos, e ficam lindos em grandes vasos espalhados pela casa e jardins.

  1. Costela-de-Adão

Sua folhagem lembra uma costela e também o formato de um coração. É uma planta que se adapta aos ambientes internos e é fácil de cuidar. É uma planta de meia sombra, por isso é ideal para ambientes onde a incidência de raios solares seja indireta ou quase nula.

O fato é que temos passado mais tempo dentro de casa do que fora dela. Sendo assim, por que não transformar o ambiente com o paisagismo residencial moderno?

Trazer a natureza para dentro de nossas casas, quintais e varandas é uma tendência que ganha cada vez mais força. E os números não mentem! De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura, a venda de plantas ornamentais e flores subiu 10% em 2020.

Se você também quer incorporar plantas nos seus jardins e espaços interiores de uma forma inteligente e eficiente, consulte a equipe da ARCHSCAPE! Nossos profissionais especializados garantem soluções criativas e modernas para o seu jardim dos sonhos!