Você já teve algum arrependimento relacionado a contratação (ou não) de um escritório de arquitetura? Muita gente já!
Imagine a seguinte situação: você está no meio da sua obra, o pedreiro some, o marceneiro apresenta o móvel com medidas erradas, não há tomadas suficientes para instalar seus eletrônicos. Nesta hora você se pergunta onde estava com a cabeça quando optou por tocar uma obra por conta própria.
Quando o assunto é casa de campo, os riscos de errar podem ser maiores ainda. Um arquiteto ajuda a evitar esses problemas e garantir uma obra bem executada, mas é preciso acertar na contratação desse profissional tomando alguns cuidados.
Agora que você resolveu fazer uma reforma ou construir a sua casa de campo, certamente já se questionou se deveria mesmo contratar um escritório de arquitetura. Dentre as principais dúvidas, a maior é se o investimento é realmente necessário e você se pega pensando se vai sair caro chamar um profissional da área para fazer aquela obra que você tanto sonha.
O fato é que a presença de um arquiteto pode ser o diferencial entre um projeto bem-sucedido e uma obra que não atingiu as suas expectativas. É um investimento que garante resultados muito mais adequados e com a certeza que haverá alguém preparado para lidar com as intercorrências naturais de uma obra com o olhar cuidado aos interesses do cliente.
Para deixar você mais seguro dessa decisão, elaboramos este artigo com os principais motivos para contratar um escritório de arquitetura. Um projeto bem-elaborado valoriza o preço comercial do imóvel, aumenta a funcionalidade dos móveis, deixa espaço para as pessoas se movimentarem com conforto e comodidade.
Bom planejamento é a chave para o sucesso
Atualmente a legislação brasileira exige que quem está construindo ou reformando, tenha um arquiteto responsável pela obra. Mas, esse não é o único motivo pelo qual você deve contratar um serviço profissional para planejar e executar a sua construção.
Contratar um escritório de arquitetura costuma ser mais barato do que ter que reformar algo que saiu errado. O gasto excedente com materiais e mão de obra é grande, e pode ser evitado com a ajuda de um profissional autoridade no assunto.
Além disso, outra vantagem que você terá na manga ao contratar um escritório de arquitetura é contar com soluções inteligentes para ambientes desafiadores.
Confira a lista que preparamos para você com um resumo dos principais motivos para contratar um escritório de arquitetura:
- O arquiteto transforma necessidades e desejos em soluções espaciais para reformar ou construir imóveis.
- É ele o profissional autorizado a colocar em prática o projeto arquitetônico.
- O arquiteto equilibra as necessidades do cliente com o orçamento disponível.
- Sua formação ensina a unir estética, técnica, criatividade e funcionalidade em um mesmo ambiente.
- Construir com um arquiteto traz mais segurança e ainda valoriza o imóvel.
- Esse profissional é capaz de calcular o volume necessário de materiais, evitando desperdícios e criar orçamentos para o projeto.
- Aproveitamento da luz e ventilação natural, reaproveitamento da água da chuva e várias outras características naturais do tempo e do clima podem ser utilizadas a favor dos moradores em um projeto de arquitetura que une funcionalidade e soluções sustentáveis.
- O acompanhamento do arquiteto permite que o cliente tire todas as suas dúvidas e receba feedbacks em tempo real sobre o projeto.
- O arquiteto tem preparo para prestar ajuda estética e técnica na compra dos materiais, bem como para gerenciar os fornecedores da obra, além de poder sugerir a compra de móveis planejados para deixar o resultado ainda mais harmonioso.
- Além de coordenar projetos, esse profissional também pode cuidar das providências legais da obra e se responsabilizar pela contratação de operários.
E agora, como escolher o arquiteto para sua obra?
Se você já teve alguma experiência ruim ou se é a primeira vez que precisa contratar um profissional como esse, a procura pelo arquiteto certo para encabeçar todo esse processo pode parecer um pouco complicada.
Mas não entre em pânico. Nós listamos para você os 6 passos para ajudá-lo a fazer essa escolha sem dor de cabeça. Confira!
#1. Confirme o registro no CAU
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) é o órgão que regula a profissão no Brasil. Primeiramente, um bom arquiteto deve ter uma formação consistente na área e, consequentemente, ter o registro no CAU.
Você mesmo pode fazer a consulta no site do Conselho clicando aqui.
#2. Analise o portfólio do profissional
Atualmente a maior parte dos arquitetos tem seu próprio site ou, pelo menos, uma rede social profissional – e isto ajuda muito na hora de analisar o portfólio. Ainda assim, peça ao profissional que apresente pessoalmente fotos de projetos anteriores.
Dessa forma, você pode ver as construções com as quais o arquiteto já está acostumado a trabalhar e conhecer o seu estilo para ter certeza de que a estética geralmente adotada está dentro do que você tem em mente.
Há 3 formas de fazer essa avaliação, para saber melhor, é bom aproveitar todas. Entenda!
- Verificação online: grande parte dos arquitetos possuem portfólio online, possibilitando que você encontre galerias com fotos e até detalhamentos as principais obras executadas. Aproveite que a pesquisa online é bem simples e estude várias opções! Fazendo isso, você terá uma boa base de informações para fazer sua escolha final.
- Visitas às obras: porém, o ideal não é ficar apenas no ambiente online. Se for possível, procure visitar os ambientes planejados pelos profissionais aos quais está interessado, com o propósito de atestar a qualidade da execução. Poder analisar o espaço e conferir detalhes pessoalmente faz toda a diferença na percepção do trabalho realizado pelo arquiteto.
- Busca em portais de projetos: páginas que compilam diversos projetos são ótimas fontes de pesquisa de tendências e referências na área da Arquitetura. Bons exemplos são o Archdaily, Archtrends e Galeria da Arquitetura, que fornecem um grande acervo de imagens e editoriais originais para servirem de inspiração.
#3. Peça indicações aos seus amigos
Mesmo com todas as informações disponíveis na internet, o bom e velho boca a boca ainda é muito valioso. Converse com pessoas que já passaram por esse processo, pergunte sobre prazos, valores e todos os detalhes que considerar relevantes. O ideal é visitar pessoalmente as obras pelas quais você recebeu indicação desse ou daquele profissional.
#4. Saiba mais sobre os fornecedores
Mesmo que você não se envolva diretamente com a contratação de fornecedores, é fundamental saber com quem o profissional prefere trabalhar. Com nomes e referências em mãos, faça buscas rápidas para saber se os profissionais trabalham com materiais de qualidade, se os resultados finais parecem cuidados, se há reclamações a seu respeito.
#5. Considere o nível de especialização do profissional
Mesmo que a variedade de conhecimentos seja um ponto positivo na busca por um escritório de arquitetura, procurar por alguém especializado nos serviços que você deseja pode ser o diferencial para o sucesso na execução do seu projeto.
Os campos da arquitetura são muito amplos e contam com algumas especialidades como: paisagismo, urbanismo, tecnologia da construção, luminotécnica, projeto de interiores, etc.
#6. Alinhe as expectativas antes de fechar o negócio
Se você ainda estiver indeciso entre as propostas ao final do processo de escolha, é um bom momento para conversar pessoalmente com os profissionais e descobrir aquele com o qual você tem mais afinidade. Tenha em mente que vocês trabalharão como uma equipe durante meses até a finalização do projeto.
Portanto, é extremamente importante que você e o arquiteto escolhido tenham uma relação de confiança, pois isto vai gear bons resultados para todos os envolvidos.
Invista em um escritório de arquitetura especializado
Planejando com antecedência e atenção aos detalhes, aproveitando bem o espaço e escolhendo com cuidado o estilo e os materiais, é possível entregar um projeto coerente e com uma identidade forte. O trabalho de um arquiteto faz realmente a diferença, pensando nas necessidades específicas das pessoas e otimizando o espaço disponível.
Além disso, em alguns casos – muito mais comuns nas construções de campo – é possível que a identidade do ambiente ultrapasse o estilo. Soluções sustentáveis podem ser a alternativa ideal para economizar em contas de água e energia elétrica, e um jeito de reafirmar a preferência de quem se preocupa com as questões ambientais.
Nesta hora, a dica é procurar por escritórios de arquitetura com expertise em paisagismo para trabalhos em casa de campo. Os profissionais de arquitetura estão cada vez mais preparados para adaptar o seu projeto a essa tendência, que é boa tanto para o seu bolso, quanto para o planeta.
Ao fazer uma obra no campo, esteja certo de que o dinheiro gasto ao contratar um arquiteto é um investimento inestimável para a sua qualidade de vida com estilo, conforto e bom gosto.
Como já mostramos no artigo 4 fatores para considerar ao construir uma casa de campo, assim como na compra ou reforma de qualquer imóvel, você deve estar atento a alguns fatores para que o seu dinheiro seja aplicado corretamente ao contratar um arquiteto.
Contar com a orientação de um arquiteto especializado vai te ajudar em questões como a escolha do terreno ideal e todas as “missões burocráticas” que isto implica, por exemplo. Antes de mais nada, você precisa verificar se o escritório de arquitetura está adequado às normas ambientais e possui as certificações exigidas.
Ao investir em uma equipe especializada, você tem ao seu dispor técnicas criativas e soluções inteligentes para os percalços que tiver desde a concepção do projeto até a entrega da obra concluída. Com a ARCHSCAPE, você tem à disposição um escritório de arquitetura multidisciplinar que projeta espaços construídos em sintonia total com a natureza, desde a elaboração e crítica do projeto, passando pelas soluções conceituais e construtivas até a colaboração e apoio durante a execução da obra.