BOULEVARD SÃO ROQUE

Paisagismo

Localizada na área central da cidade de São Roque, o empreendimento se caracteriza por um parcelamento na forma de condomínio de lotes, com destinação de área de lazer e área verde, nos termos das regras municipais.
Recebemos assim um projeto urbanístico preliminar o qual entendíamos que não era a melhor solução para aquele terreno, pois não havia para ele um olhar de valorização das áreas verdes e de lazer, as quais estavam relegadas a sobras de aproveitamento de lotes. Além do fato dessa proposta exigir a supressão da maior parte da massa arbórea do terreno.

Em um empreendimento de lotes, por mais que seja necessário um estudo de melhor aproveitamento de áreas para venda para a viabilidade do negócio, o atrativo que realmente vai trazer famílias a morar lá é, além da localização, justamente as áreas verdes e de lazer, que são os elementos realmente entregues pelo empreendedor e compreendem: os parques infantis, portaria, pista de caminhada, quadras esportivas, piscinas, etc. Assim é imprescindível ter um olhar especial para essas áreas.

Analisando o levantamento arbóreo, verrificamos que os lotes 21 e 22 possuíam um agrupamento significativo de árvores, que poderiam compor um bosque a ser usufruído pelos futuros moradores. Um bosque criado do zero, além de sair caro como investimento, necessita de décadas para ser conformado. Preservar a massa arbórea existente foi assim não só uma ideia de criação de valor para o empreendimento, mas sobretudo um gesto imprescindível de preservação de um valioso ativo ambiental para as próximas gerações.

Agrupados neste novo local, propomos ainda a realocação do acesso, de forma que a pessoa que adentre o condomínio tenha essa dimensão de continuidade visual, da guarita, para a praça central e desta para o bosque. E para adequar a topografia original ao uso de lazer e orientar os trabalhos de terraplanagem, trabalhamos a praça central de uma forma a criar um gramado com uma inclinação menos acentuada, equilibrando corte e aterro nas extremidades, ao longo de seu eixo longitudinal. Transversalmente, idealizamos uma arquibancada como estratégia de vencer o desnível em direção ao bosque, oferecendo um ótimo ponto de vista para observá-lo. E finalmente, uma estrutura de madeira confere acessibilidade à área preservada, na qual instalamos o parque infantil e a área para pets.

Outros Projetos

© Copyright - Archscape
WhatsApp Archscape
Enviar WhatsApp