Localizada em São Paulo, o prédio da Escola Carandá Viva Vida foi projetado especificamente para o uso escolar pelo escritório paulista Koninsberger & Vannuchi.
O pátio central proposto pela arquitetura organiza o programa de necessidades, valorizando este espaço livre e o configurando como principal ponto de referência espacial para o conjunto.
No andar térreo, escopo principal de nosso trabalho de paisagismo, o espaço livre se expande do muro dos fundos até a frente, tornando necessário abordagens projetuais que preservassem a sensação de liberdade e bem estar e ao mesmo tempo proporcionassem a segurança aos alunos e as devidas hierarquizações dos espaços.
Analisando os fluxos, identificamos três usos específicos no pátio: contemplação;
interatividade e recreação. Estes usos se distribuem consecutivamente da frente ao fundo do pátio e são unidos tanto pelo desenho de piso, proposto em fulget, com formas pixeladas, como uma esplanada urbana, quanto pelo renque de palmeiras, que por sua vez direciona o olhar.
Fluxos e Ambientações
Aproveitando a relação entre o desnível da rua e a cota de acesso do térreo, idealizamos
junto à arquitetura um acesso lúdico ao edifício, na forma de uma escadaria /arquibancada em conjunto com um pequeno escorregador.
Adentrando a escola, já na área do pátio, foi proposto um jardim próximo à guarita onde utilizamos espécies tropicais, com folhas grandes e exuberantes, cumprindo a função de contemplação demandada pelo espaço.
Logo atrás, no cruzamento dos fluxos, foi criado um espaço de estar sobre o jardim, com bancos circulares e árvores frutíferas, representando o espaço de transição para a área de interatividade. Nesta, local onde entre outras atividades se fazem as refeições diárias dos alunos, criamos um tablado elevado de madeira e ao centro em destaque uma grande jabuticabeira, árvores de valor especial para a escola.
Ressaltando o caráter de continuidade espacial do conjunto, idealizamos junto à arquitetura, jardineiras com plantas pendentes em todos os pavimentos voltados ao pátio. E em toda a área dos recuos laterais e de fundo se desenvolve o programa de recreação para as diversas idades, com brinquedos específicos cuidadosamente desenhados pelo escritório Barbieri & Gorski.