A frase que mais ouvimos durante 2020, “Fique em casa” continua sendo forte tendência para 2021. No ano em que o lar e até mesmo a casa de campo se tornaram refúgio, o que as pessoas mais buscam é por conforto e aconchego.

O ano de 2020 foi extremamente atípico, toda a mudança na rotina gerada pela pandemia do coronavírus nos obrigou a acharmos novas maneiras de viver, adaptando o lar para ser a casa, a escola, o trabalho, a academia e também a área de lazer.

Todo este tempo em casa fez com que algumas tendências retornassem para o próximo ano, como as fibras naturais, os tons terrosos e cores fortes. É um período onde a sociedade está mais ligada ao conforto, bem-estar, a natureza e a simplicidade.

Esta situação também nos trouxe a possibilidade do trabalho remoto, com muitas empresas adotando o sistema parcial ou integralmente. Dessa forma, muita gente decidiu mudar-se para o interior definitivamente, investindo na casa de campo.

Se você é uma dessas pessoas, fique atento! Neste artigo, vamos falar sobre 6 tendências de decoração para você conferir enquanto a obra da sua casa de campo está em andamento. Acompanhe!

Conexão com a natureza é a principal tendência

Até pouco tempo atrás, ter uma casa de campo era considerado um luxo para poucos. Com a possibilidade do trabalho remoto, hoje a opção se mostra uma alternativa viável de um estilo de vida mais saudável. Como pontuamos no artigo 14 provas que ter uma casa no campo faz tudo valer a pena, os benefícios da vida no interior vêm ao encontro do que é tendência para 2021.

Cada vez mais a sensação de que o tempo está passando muito rápido é mais forte. Desacelerar, olhar para dentro e ficar em casa influenciaram diretamente a forma como nos relacionamos com o nosso lar. E não há nada melhor do que ter a casa do jeito que a gente gosta para vivenciar esse período.

As pessoas estão passando muito mais tempo em casa, por isso, adicionar funcionalidade e conforto ao espaço virou palavra de ordem. Outro conceito que vem ganhando cada vez mais espaço, mas definitivamente virou tendência em diversos segmentos, inclusive na decoração de ambientes, é a sustentabilidade.

Nós também já abordamos esse tema por aqui, e você pode entender um pouco mais sobre o assunto no artigo Casa de campo e a sustentabilidade: a receita para uma vida em harmonia.

E, agora, vamos ao que é tendência de decoração em 2021 para casa de campo? 

  1. A palavra de 2021 é aconchego!

Os nossos interiores estão mais acolhedores do que nunca, e é valorizando o bem-estar dentro de casa que 2021 acenou os caminhos para as tendências de decoração.

Todo pensamento de opulência, o exagero do luxo, está sendo substituído por um clima mais caseiro, com uma assinatura mais pessoal. Os lares precisam ser cada vez mais aconchegantes para que as pessoas se sintam bem habitando-os.

Antes, passávamos a maior parte do dia fora de casa, agora não só trabalhamos, como nos divertimos, vemos o mundo exterior pela janela e vivemos os dias dentro das nossas residências. A tendência da “arquitetura do aconchego” busca encontrar soluções para essas novas problemáticas.

Para que o morador se sinta bem dentro de casa sem sentir falta do mundo atrás dos muros de forma tão intensa. Isso se aplica pensando em ambientes integrados, com layouts mais flexíveis para as atividades mais diversas. Além disso, também há uma busca por revestimentos que sejam de fácil manutenção e alta durabilidade.

Neste momento, móveis com aquele ar de “usado” ganham destaque. Sendo assim, aposte em mobiliário feito com madeira de reuso e pedras naturais de aspecto rústico. Caso você se identifique com o estilo mais industrial, opte por marcenaria mista com serralheria e artigos industriais usados.

Para isso, o seu projeto pode contemplar um espaço de meditação em sua casa, em um cômodo, no jardim ou até mesmo no quintal, para que você desligue por um momento e dê atenção para a sua mente.

  1. Quais materiais usar?

Será que relaxamento só tem a ver com praia, montanha, massagem, banho quente? Se a arquitetura pode nos estimular, ajudar na concentração, por que não poderia nos ajudar a relaxar e desestressar em casa?

Uma tendência imprescindível para 2021 é estimular o relaxamento na cidade ou casa de campo – e isto supera a estética. Sendo assim, materiais com textura ao tato, como ráfia, linho, sisal, jeans, pedras e materiais que apresentam textura visual ganham espaço.

Segundo o site Decor Style, a busca por referências de design de interiores de spa está em terceiro lugar, com 690.872 hashtags. Para criar um estilo de design de spa em casa, a aposta é em texturas de madeira, velas grandes e prateleiras baixas. Isso transmite um ar de ambiente mais relaxante e convidativo.

  1. Como falar de tendência para casa de campo sem falar de cores?

Os elementos da natureza são absolutos em 2021. Sendo assim, materiais, cores e texturas que remetem à terra, água e ar estão mais presentes. Além disso, também é possível destacar a valorização da luz natural, materiais sustentáveis, funcionalidade e versatilidade nos ambientes.

Se o objetivo é trazer vida aos ambientes da casa, especialistas da Pantone Color Institute destacam a nova paleta de cores Primavera/Verão 2021, que apresenta tons vibrantes inspirados na natureza, que trazem o espírito de flexibilidade e renovação, conceitos que se alinham a demanda atual.

Aposte no verde, pois ele está presente em todos os elementos, e junte aos tons terrosos para remeter à natureza, sem passar a sensação de cor fria.

  1. Tecidos naturais ganham popularidade

Tecidos sintéticos como poliéster, náilon e rayon perdem terreno para os têxteis naturais e reciclados em 2021. Com o aumento da conscientização sobre as questões ambientais, a tendência de uso de materiais mais sustentáveis e tecidos naturais em casa se intensifica.

O destaque é para tecidos como algodão orgânico, poliéster reciclado e linho de baixo impacto como os principais candidatos para as tendências deste ano.

  1. Decoração afetiva também ganha espaço

Você também sente saudade da casa dos avós? Entrar em outro mundo, onde o aconchego era sentido e visto através de móveis, objetos que pareciam ter parado no tempo, um tempo em que era gostoso e seguro de se estar. Essa memória afetiva que muito de nós temos, e que nos transporta para outra época, é que dita essa tendência.

O estilo cria atmosfera nostálgica e aconchegante, com a mistura de elementos modernos e vintage, de materiais e estampas maximalistas, produzindo ambientes elegantes e ainda contemporâneos.

  1. Área de lazer nunca foi tão necessária

O consenso entre os especialistas é que a facilidade em ter acesso a lazer e entretenimento dentro dos lares, torna as casas mais convidativas e convenientes para celebrar ocasiões. O mesmo vale para a casa de campo.

Entre amigos ou então, como refúgio pessoal. Por isso, ambientes pensados para receber, como áreas de lazer, já vinham há muito sendo desejadas.

Uma boa área de lazer reflete diretamente na funcionalidade, estética e valorização do seu projeto, além de contar pontos na qualidade de vida e conforto. A rotina pode ser algo extremamente cansativo, por isso contar com um espaço dedicado ao lazer ajuda a aliviar as tensões do dia a diaOfurôs ou spas no jardim, uma rede na sala, um gramado para meditar, lareira ao ar livre, são coisas simples que ajudam para a saúde nestes novos tempos. Esses ambientes estão tão em alta que têm se tornado essenciais, até mesmo em edificações corporativas.

No artigo sobre como um projeto da área de lazer e paisagismo podem fazer a diferença na casa, você pode entender um pouco mais sobre o tema.

BÔNUS: Sustentabilidade e tecnologia

Já vimos que o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a forma que ele se aplica não é tendência apenas na arquitetura. Para que o planejamento do seu projeto de casa de campo seja adequado, ele deve buscar minimizar os efeitos construtivos e otimizar recursos desde a escolha do método construtivo até a especificação dos materiais que serão utilizados na obra.

Exemplo disso são as casas autossuficientes, as instalações automatizadas e o uso de materiais recicláveis. Estas “novidades” trazem a eficiência energética e ecológica até o mundo da construção.

Outro ponto fundamental na sustentabilidade é trazer a proximidade com o verde, a presença da natureza. Isso pode ser feito com o paisagismo e com a exploração de plantas ornamentais internas e externas e jardins verticais para enaltecer a presença da sustentabilidade nos aspectos do projeto.

Além disso, os painéis solares estão se tornando cada vez mais difundidos e são itens obrigatórios para quem busca por geração de energia limpa e sustentável.

Eles devem ser abordados no início do projeto, para que possam ser previstos desde o estilo arquitetônico até o dimensionamento adequado para a instalação de tais equipamentos.

E você, o que achou das tendências para 2021 que podem ser usadas na casa de campo? Conta pra gente nos comentários. E, não se esqueça, se você se interessou pelo assunto e gostaria de mais informações, acesse o site e entre em contato.

Na Archscape os projetos são realizados para criar melhores condições de conforto ambiental e estética, desde jardins de casa, apartamento e casa de campo, até espaços comuns de áreas públicas e corporativas!