Morar no interior é um privilégio que não é para todo mundo. As cidades do interior apresentam comumente uma melhor qualidade de vida e costumam ser bastante atrativas. Mas há quem discorde disso, algumas pessoas acham o interior um verdadeiro tédio.
Mas para realizar toda essa mudança é preciso levar em consideração algumas coisas antes, como os valores das propriedades e as necessidades de cada família.
Morar no interior é a reunião de muitas situações positivas em um só lugar, principalmente se levado em consideração o afastamento de todo o estresse causado pela rotina da cidade grande.
Vantagens de morar no interior
São muitas as vantagens de morar no interior, abaixo listamos algumas das mais interessantes.
Mais segurança. O interior tem um comportamento completamente diferente das cidades grandes, o fluxo de pessoas é muito menor. Um grande exemplo é São Paulo, onde o mercado de condomínios de luxo localizados nos interiores que circulam a cidade, estão crescendo de forma exponencial.
Ar puro e mais espaço. Por mais dinheiro que você possa ter, em uma cidade como São Paulo é impossível conseguir respirar ar puro. O que é uma vantagem imensa do interior, juntando a isso, a possibilidade de ter mais espaço livre.
Maior contato com a natureza: Ter uma mata próxima e distante da aglomeração urbana atrai pássaros e animais silvestres cujo contato é um privilégio vedado aos moradores de grandes cidades. É comum se deparar com tucanos, saguis, siriemas e outros visitantes ilustres.
Maior aproveitamento de tempo: trânsito congestionado e filas consomem um tempo precioso da vida das pessoas. No interior os deslocamentos são mais ágeis e práticos, sobrando mais tempo para cuidar da saúde, da família e de si.
Maior qualidade de vida. É a junção dos três fatores citados, morar no interior é sinônimo de ter uma vida melhor.
As motivações que influenciam as pessoas a mudarem para o interior são diversas, aqui no Brasil, essa vontade ficou ainda mais aflorada por conta da pandemia. É fato que não faltam motivos para querer morar no interior, mas também há as desvantagens de viver por lá.
Desvantagens de morar no interior
A depender da localidade, que opta por morar no interior, pode encontrar algumas desvantagens que são difíceis de conviver. Algumas cidades mais afastadas da capital, ainda contam com estradas precárias, falta de privacidade, as opções no mercado são poucas.
Em alguns locais, ainda sofrem com a falta de um bom sistema de saúde. O que para muitos pode ser um grande problema.
A falta de diversidade de serviços, como bons restaurantes, cinemas e opções de passeio também podem representar um problema em médio prazo.
Famílias com filhos pequenos carecem de escolas tão boas como as das capitais, coisa que prezam muito para o desenvolvimento das crianças.
Morando no interior com benefícios da cidade grande
Ainda se tratando de São Paulo, é possível se afastar dos problemas da cidade grande podendo usufruir dos benefícios que ela pode trazer. Há novos empreendimentos residenciais com estruturas fantásticas, que fazem você sair da capital mas com tudo ao seu alcance. Consistem em uma evolução do conhecido condomínio fechado, oferecendo geralmente um centro de serviços aberto a todos, sendo que o controle de acesso se restringe ao essencial para a segurança das casas e gerando assim novas centralidades com desenvolvimento planejado e privilegiando o contato com a natureza e o bem estar.
Para quem tem interesse em morar no interior, é aconselhável que pesquise bastante e acompanhe os canais de comunicação online dos desenvolvedores imobiliários para que possa encontrar uma casa perfeita, que atenda todas as necessidades da família.
Essas cidades estão em grande expansão, oferecendo cada vez mais recursos e facilidades para os moradores. Toda essa mudança está acontecendo devido a grande migração da cidade para o interior e a possibilidade do trabalho remoto.
Conclusão
Depois de conhecer um pouco sobre as vantagens e desvantagens de morar no interior, você já consegue pelo menos decidir qual região pretende estabelecer a nova moradia.
Lembrando que se você dispõe de um bom poder aquisitivo, nas cidades da região metropolitana de São Paulo muitas empresas de desenvolvimento imobiliário estão investindo na criação de novos bairros planejados e condomínios de luxo, contando com clubes esportivos, lazer e e centros serviços e compras.
Com a mudança para a nova casa, você precisará da ajuda de um bom arquiteto. Já que a residência será nova, nada mais justo que redecorar a casa nova, colocando elementos que mais te representam.
Agora é só escolher a cidade, a casa e arrumar a mudança!
*Gustavo Garrido, é arquiteto paisagista e head da Archscape, escritório de Arquitetura em São Paulo que realiza projetos residenciais e comerciais com ênfase em paisagismo